2
respostas

[Projeto] Desafio: hora da prática

Fiz os exercicios que foram passados inclusive postei em meu GitHub se quiserem ver. Estou querendo mais dicas.

GitHub

Aqui eu fiz outros exercicios com os mesmos intuitos:

Cartão de atleta

nome = input("Digite o nome do atleta: ")
idade = int(input("Digite a idade do atleta: "))
altura = float(input("Digite a altura do atleta em metros: "))
categoria = input("Qual categoria do atleta: ")

print("="*50)
print(f"{"Cartão de atleta":^50}")
print("="*50)

print(f"{"Nome: ":<20}{nome.upper().strip()}")
    print(f"{"Idade: ":<20}{idade}")
    print(f"{"Altura: ":<20}{altura:.2f} Metros")
    print(f"{"Categoria: ":<20}{categoria}")

print("="*50)

Conselho de notas

nota1 = float(input("Digite a primeira nota: "))
nota2 = float(input("Digite a segunda nota: "))
nota3 = float(input("Digite a terceira nota: "))

maior = max(nota1, nota2, nota3)
menor = min(nota1, nota2, nota3)

print(f"O sua média de nota é: {((nota1 + nota2 + nota3) / 3):.1f}")
print(f"Sua maior nota é: {maior}:.1f")
print(f"Sua menor nota é: {menor}:.1f")

Editor de texto

frase = input("Digite aqui sua frase: ")

print(frase.upper())
print(frase.lower())
print(frase.replace(" ","")
print(len(frase))
print(frase.replace("d","p")

Calculadora

valor1 = int(input("Digite o primeiro número: "))
valor2 = int(input("Digite o segundo número: "))

print(f"O valor da soma dos dois numeros é: {valor1 + valor2}") 
print(f"O valor da subtração dos dois numeros é: {valor1 - valor2}")
print(f"O valor da multiplicação dos dois numeros é: {valor1 * valor2}")
print(f"O valor da divisão dos dois numeros é: {valor1 / valor2}")
print(f"O valor da divisão inteira dos dois numeros é: {valor1 // valor2}")
print(f"O valor do resto da divisão dos dois numeros é: {(valor1 % valor2)}")
print(f"O valor da potencia dos dois numeros é: {valor1 ** valor2}")
2 respostas

Olá, Flavio! Tudo bem?

Sensacional o seu empenho! Como Analista de TI JR, você já sacou que o segredo não está apenas em fazer o código funcionar, mas em como apresentar a informação e manter o código organizado. Postar no GitHub é o passo número um para construir um portfólio sólido.

Sua atenção aos detalhes de formatação no Cartão de Atleta (usando :^50, :<20 e .upper()) mostra que você se preocupa com a User Experience (UX), mesmo no terminal. Isso é muito valorizado!

Aqui estão as dicas que você pediu para subir o nível desses seus exercícios:

1. Dica de Refatoração (Calculadora)

Seu código de calculadora está ótimo, mas ele tem um "ponto cego": se o usuário digitar 0 no valor2, o Python vai dar um erro de ZeroDivisionError e travar tudo.

• Desafio: Tente usar uma estrutura condicional (if/else) para verificar se o segundo valor é zero antes de tentar a divisão ou o resto da divisão.

2. Dica de Estilização (f-strings)

No Conselho de Notas, notei um pequeno detalhe de sintaxe:

print(f"Sua maior nota é: {maior}:.1f")

• Correção: Para formatar casas decimais, o : .1f deve ficar dentro das chaves. O correto seria: {maior:.1f}. Da forma como está, o Python imprimirá a nota e depois o texto ":.1f".

3. Explorando Estruturas de Dados

Já que você quer mais desafios, que tal trocar as variáveis soltas por uma Lista ou Dicionário?

• No Cartão de Atleta: Em vez de variáveis separadas, tente salvar tudo em um dicionário:
    atleta = {"nome": "Flavio", "idade": 24, ...}. Isso facilita muito quando você precisar manipular dados de vários atletas ao mesmo tempo.

4. Melhorando o "Editor de Texto"

Você usou o .replace(" ", "") para remover espaços, mas existe um método chamado .strip() (que você usou no cartão) que remove espaços apenas do início e do fim.

• Dica Extra: Tente usar o .split() para transformar a frase em uma lista de palavras. Isso é a base do Processamento de Linguagem Natural (NLP) em Data Science!

Seu próximo "Level Up"

Como você já domina o input e o print, o próximo passo lógico para um Analista de TI é aprender a lidar com Exceções (try...except). Isso evita que seu programa feche se o usuário digitar uma letra onde deveria ser um número.

Exemplo rápido:

try:
    idade = int(input("Digite a idade: "))
except ValueError:
    print("Erro! Por favor, digite apenas números inteiros.")

Excelente trabalho com os alinhamentos de string! Qual desses exercícios você achou mais divertido de desenvolver para o seu GitHub?

Oi Evandro

Muito obrigado pelas dicas, sensacional essa do .split() concerteza vou utilizar mais. Então as listas eu comecei a ver hoje como criar então acredito que vai me ajudar muito para trabalhar com as variaveis. Hoje eu utilizei uma verificação desse tipo com o IF/ELSE para trava muito obrigado pelas dicas. O que tinha curtido até então tinha sido o cartão.