Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Desafio: hora da prática

public class perfil {

    public static void main(String[] args){
        System.out.println("Olá, Alisson");
    }

}
public class perfil {

    public static void main(String[] args){
        System.out.println("Olá, Alisson");
        System.out.println("Tudo bem?");
    }

}
public class Soma {

    public static void main(String[] args){
        System.out.println(5+1);

    }
}
public class subtração {

    public static void main(String[] args){
        System.out.println(10-5);
    }

}
1 resposta
solução!

Olá, Alisson! Tudo bem?

Parabéns por dar seus primeiros passos no mundo Java! Esse é um momento marcante na jornada de qualquer pessoa desenvolvedora. Você concluiu com sucesso a atividade "Hora da prática", conseguindo compilar e executar a lógica básica de saída de dados e operações matemáticas.

Sua resolução demonstra que você já compreendeu a estrutura fundamental de um programa Java: a classe, o método main (que é a porta de entrada do sistema) e o comando de impressão no console.

Dicas de "Boas Práticas" de Código

Como você está começando agora, vale a pena já adotar algumas convenções que o mercado de trabalho utiliza para o Java:

  • PascalCase para Classes: Em Java, por convenção, nomes de classes sempre começam com letra Maiúscula. Então, em vez de public class perfil, o ideal seria public class Perfil.
  • Evite Acentos em Nomes: No código, evite usar acentos em nomes de classes ou variáveis, como em public class subtração. O ideal seria public class Subtracao. Isso evita problemas de codificação dependendo do sistema operacional.
  • Organização de Variáveis: No exercício da Soma e Subtração, você fez o cálculo direto no println. Um próximo passo legal é tentar usar variáveis para guardar os números, assim:
    int numero1 = 10;
    int numero2 = 5;
    System.out.println(numero1 - numero2);
    

O que acontece "por baixo do capô"?

Para te ajudar a visualizar como o Java processa esses arquivos que você criou, veja este esquema simplificado:

Quando você executa seu código, o compilador transforma seu texto em um arquivo .class (Bytecode), que a Máquina Virtual Java (JVM) consegue ler em qualquer computador. É por isso que dizemos que o Java é "escreva uma vez, rode em qualquer lugar".

Excelente trabalho, Alisson! Você teve alguma dificuldade para configurar o ambiente (JDK e IDE) ou conseguiu rodar esses primeiros exemplos de forma tranquila?
```