2
respostas

[Projeto] Desafio: hora da prática

Quebrei um pouquinho a cabeça, porque o código não estava funcionando. Mas depois de um pouco de pesquisa consegui fazer funcionar. Aproveitei e inclui uma condicional para exibir a mensagem de erro após clicar em ok se o campo estiver em branco.

alert('Bem-vindo ao nosso site!');
let nome = "Lua";
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 50;
let saldoDisponivel = 1000;

let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos!';

nome = prompt('Digite o seu nome');

if (nome >= null) {
    alert(mensagemDeErro); 
}

idade = prompt('Digite a sua idade');

if (idade >= 18) {
    alert('Pode tirar a habilitação!'); 
}
if (idade >= null) {
    alert(mensagemDeErro); 
}
2 respostas

Que bom que o código funcionou. Mas apenas uma dica quando for fazer comparação utilizando null. No caso em nome >= null e tambem em idade >= null o correto é fazer comparação utilizando dois sinais de iguais nome == null ou idade == null. Ficaria se nome for vazio (null) faça isso... se idade for vazio (null ou empty) faça isso. Também pode comparar nome != null ou idade != null. Comparação utilizando >= ou <= ou somente < ou > utiliza-se para comparar números.

Um exemplo para ter certeza que o campo idade não está vazio e é valido pode-se utilizar essa forma

if (idade != null && idade >= 0) {
    // Campo preenchido e válido
} else {
    // Campo está vazio (null) ou contém um valor inválido
}

É apenas uma dica, espero que tenha ajudado e não me leve a mal pois não estou falando mal de seu código, estou apenas tentando ajudar um pouco a corrigir algumas partes do código. Desejo muito sucesso na sua jornada!

Pode ficar tranquilo, comecei o curso hoje, então qualquer dica é super bem vinda. Muito obrigado!