Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Desafio: hora da prática 2 (Condicionais e Concatenação)

Simplesmente amei esse desafio, bem tranquilo e me ajudou a fixar bastante. Aceito sugestões pra deixar meu código mais fluido, pra não parecer que sou tão noob em JS;

alert('Bem vindos!');
//Desafio: hora da prática 2
//1) Pergunte ao usuário qual é o dia da semana. Se a resposta for "Sábado" ou "Domingo", mostre "Bom fim de semana!". Caso contrário, mostre "Boa semana!".
let diaDaSemana = prompt('Qual o dia da semana?');
let d1 = 'Sábado';
let d2 = 'Domingo';
if ((d1 == diaDaSemana) + (d2 == diaDaSemana)) {
    alert('Bom fim de semana! :)');
}   else {
    alert('Boa semana! :)');
} //Demorei pra k7 nesse

//2) Verifique se um número digitado pelo usuário é positivo ou negativo. Mostre um alerta informando.
let número = prompt('Digite um número: ');
if (número >= 0) {
    alert('O número inserido é positivo :>');
} else {
    alert('O número inserido é negativo :<');
} //Esse foi bem mais fácil, acertei na primeira tentativa

//3) Crie um sistema de pontuação para um jogo. Se a pontuação for maior ou igual a 100, mostre "Parabéns, você venceu!". Caso contrário, mostre "Tente novamente para ganhar.".
let Resultado = prompt('Qual foi sua pontuação no jogo ?');
if (Resultado >= 100) {
    alert('Parabéns! Você venceu :D');
} else {
    alert('Que pena! Tente novamente para ganhar >~<');
} //Esse foi tranquilo tbm, acertei de primeira

//4)Crie uma mensagem que informa o usuário sobre o saldo da conta, usando uma template string para incluir o valor do saldo.
let saldoDaConta = 1000000;
alert(`Olá Mestre, o seu saldo na carteira de bitcoin é ${saldoDaConta} !!`);
//Já entendi a pegadinha, deixam o mais difícil primeiro e os mais fáceis depois >u<

//5)Peça ao usuário para inserir seu nome usando prompt. Em seguida, mostre um alerta de boas-vindas usando esse nome.
let Nome = prompt('Qual o seu nome meu consagrado ??');
alert(`Seja bem vindo meu queridíssimo ${Nome}, aceita uma xícara de chá ?`);
//Facinho tbm, amei, quero mais :>
2 respostas
solução!

Oi Arthur,

Parabéns pelo seu projeto e pela dedicação em praticar os conceitos de condicionais e concatenação em JavaScript! 👏

É ótimo ver seu entusiasmo e como você está aplicando o que aprendeu.

No primeiro desafio, você usou + para verificar as condições, o que não é o ideal. O correto seria usar o operador lógico || (ou) para verificar se o dia da semana é sábado ou domingo.

Veja como ficaria:

if (diaDaSemana === 'Sábado' || diaDaSemana === 'Domingo') {
  alert('Bom fim de semana! :)');
} else {
  alert('Boa semana! :)');
}

No segundo desafio, você usou número >= 0 para verificar se o número é positivo ou zero. Para ser mais preciso, você poderia usar número > 0 para verificar apenas se o número é positivo, e adicionar uma condição para verificar se é zero.

No terceiro desafio, sua lógica está correta e bem implementada. 👍

No quarto desafio, você utilizou template string corretamente para exibir o saldo da conta. 💯

No quinto desafio, você também utilizou template string corretamente para exibir a mensagem de boas-vindas. 😎

Para saber mais: Operadores lógicos em JavaScript - Explore a documentação da Mozilla para entender melhor os operadores lógicos e como eles funcionam.

Continue praticando e explorando novas funcionalidades do JavaScript! 💪

Olá Luis Dias,

Fico muito agradecido pelo seu feedback e pelas dicas passadas !!

É extremamente importante pra mim absorver conhecimento de quem já tem mais experiência na área, por isso aprecio muito suas sugestões.

Vou praticar mais e implementar as soluções ideais que você me passou nos próximos projetos, mais uma vez deixo registrado minha gratidão !!

Ótima semana, sucesso e que Deus te abençoe ;)