Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Desafio:gravação

Para realizar este desafio, gravei um vídeo falando sobre um tema do meu interesse e depois analisei minha comunicação não verbal. Percebi que, em alguns momentos, minha postura demonstrou um pouco de nervosismo, e meus gestos poderiam ser mais naturais para transmitir mais confiança. Também notei que meu tom de voz variou pouco em determinadas partes, o que pode tornar a mensagem menos envolvente.

Por outro lado, identifiquei pontos positivos, como manter contato visual com a câmera e demonstrar interesse pelo assunto abordado. Essa atividade me ajudou a compreender melhor a importância da comunicação não verbal e como pequenos ajustes podem tornar a mensagem mais clara e eficaz.

Foi uma experiência muito útil para desenvolver minha autoconfiança e perceber aspectos que posso aprimorar em futuras apresentações.

1 resposta

Olá, Jamilly! Tudo bem?

A sua atividade Desafio: gravação, sobre comunicação assertiva e comunicação não verbal, mostra uma análise cuidadosa da forma como postura, gestos, contato visual e tom de voz influenciam a clareza da mensagem em apresentações.

Você fez uma boa leitura ao identificar tanto os pontos de melhoria, como o nervosismo, a naturalidade dos gestos e a variação do tom de voz, quanto os pontos positivos, como manter contato visual com a câmera e demonstrar interesse pelo tema. Uma dica simples para evoluir nas próximas gravações é praticar pequenos ensaios com foco em um elemento por vez: primeiro a postura, depois os gestos e, por fim, a entonação. Assim, fica mais fácil ganhar autoconfiança e tornar a comunicação mais clara, natural e envolvente.

Em uma próxima apresentação, qual aspecto da sua comunicação não verbal você gostaria de aprimorar primeiro?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!