Concluído com sucesso. Pra questão de me aprofundar nos estudos, poderiam me explicar a diferença entre align-item para o Justify-content do flexbox?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Concluído com sucesso. Pra questão de me aprofundar nos estudos, poderiam me explicar a diferença entre align-item para o Justify-content do flexbox?
Olá Rodrigo!
Primeiramente gostaria de dar os meus parabéns por concluir o desafio do footer, Rodrigo esse é um passo muito importante!
As duas propriedades justify-content e align-items são as principais que ajudam a alinhar e distribuir espaço entre itens dentro de um container flexível.
justify-content: Esta propriedade é usada para alinhar os itens flexíveis horizontalmente e distribuir espaço entre eles dentro de um container. Se você tem um container flexível com flex-direction: row; (que é o padrão), justify-content vai afetar o eixo horizontal. As opções incluem flex-start, flex-end, center, space-between, space-around e space-evenly, cada uma distribuindo o espaço de maneira diferente.
align-items: Por outro lado, align-items é usado para alinhar itens flexíveis verticalmente dentro do container flexível. Se o seu container está em flex-direction: row;, align-items afetará o eixo vertical. As opções para esta propriedade incluem flex-start, flex-end, center, baseline, e stretch.
Em resumo o align-items seria como organizar os livros na prateleira verticalmente, ajustando a altura de cada livro. Já o justify-content seria como espaçar os livros na prateleira horizontalmente, decidindo como distribuir o espaço entre eles. Resumindo, align-items cuida da verticalidade e justify-content cuida da horizontalidade na organização dos elementos.
Espero que isso ajude a esclarecer a diferença entre as duas propriedades e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!
Fantástico Victor! Gratidão pela resposta e incentivo!