Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] DESAFIO FLOOTER CONCLUÍDO. E duvida sobre justify-content x Align-item

Concluído com sucesso. Pra questão de me aprofundar nos estudos, poderiam me explicar a diferença entre align-item para o Justify-content do flexbox? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Olá Rodrigo!

Primeiramente gostaria de dar os meus parabéns por concluir o desafio do footer, Rodrigo esse é um passo muito importante!

As duas propriedades justify-content e align-items são as principais que ajudam a alinhar e distribuir espaço entre itens dentro de um container flexível.

• justify-content: Esta propriedade é usada para alinhar os itens flexíveis horizontalmente e distribuir espaço entre eles dentro de um container. Se você tem um container flexível com flex-direction: row; (que é o padrão), justify-content vai afetar o eixo horizontal. As opções incluem flex-start, flex-end, center, space-between, space-around e space-evenly, cada uma distribuindo o espaço de maneira diferente.

• align-items: Por outro lado, align-items é usado para alinhar itens flexíveis verticalmente dentro do container flexível. Se o seu container está em flex-direction: row;, align-items afetará o eixo vertical. As opções para esta propriedade incluem flex-start, flex-end, center, baseline, e stretch.

Em resumo o align-items seria como organizar os livros na prateleira verticalmente, ajustando a altura de cada livro. Já o justify-content seria como espaçar os livros na prateleira horizontalmente, decidindo como distribuir o espaço entre eles. Resumindo, align-items cuida da verticalidade e justify-content cuida da horizontalidade na organização dos elementos.

Espero que isso ajude a esclarecer a diferença entre as duas propriedades e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Fantástico Victor! Gratidão pela resposta e incentivo!