2
respostas

[Projeto] [Desafio] Evolução do projeto - Gerenciador de pedidos

Olá!

Segue a evolução do projeto criado para o desafio do curso. Nesta etapa foram adicionadas as seguintes funcionalidades a aplicação:

• Implementa métodos de listagem de produtos (por valor, ordem crescente/decrescente e inicial do nome).
  • Implementa funções agregadas (média de preço, valor máximo e quantidade por categoria).
  • Implementa filtros complexos (categorias com mais de 10 produtos, busca por nome ou categoria).
  • Implementa busca dos 5 produtos mais caros utilizando consulta nativa.
  • Refatora método de busca de pedidos por intervalo de datas para utilizar JPQL.

Segue link do repositório projeto: https://github.com/TheV1k/gerenciador-pedidos

2 respostas

Olá, Victor!

Parabéns pela evolução do projeto. Ficou nítido como você aproveitou o poder do Spring Data JPA para transformar consultas manuais em operações de banco de dados muito mais inteligentes e diretas.

Sua implementação cobre os pontos fundamentais para qualquer sistema de gestão que lida com grandes volumes de dados. Ao utilizar funções agregadas e filtros complexos diretamente no repositório, você garante que a aplicação seja rápida, deixando o trabalho pesado de processamento para o banco de dados. O uso de JPQL para intervalos de datas e consultas nativas para o Top 5 demonstra uma excelente percepção de quando usar a abstração da JPA ou quando recorrer ao SQL puro para extrair o máximo de performance.

Na sua visão, a refatoração do filtro de datas para JPQL trouxe mais clareza para o código em comparação com o uso de nomes de métodos (Query Methods)?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Na verdade, eu acho que o uso de JQPL facilitou o trabalho por conta de eu já conhecer e ter alguma experiência com SQL. Facilita a visualização dos métodos e a construção das buscas.