1
resposta

[Projeto] Desafio do curso, minha versão!

Para o gráfico Ranking de Vendedores, utilizei a estratégia de criar uma tabela dinâmica em uma nova planilha a partir da consulta do histórico de vendas. Estabeleci um relacionamento entre a consulta que contém as informações do histórico de vendas e o intervalo de dados que apresenta as informações por vendedor. Com isso, bastou apenas criar uma tabela dinâmica, inserindo "Vendedor" nas Linhas e "Soma de Total" nos Valores, ordenar do maior para o menor e, por fim, adicionar o gráfico dinâmico.

Para o gráfico de Vendas Mensais, optei por criá-lo diretamente a partir da tabela do histórico de vendas, realizando os ajustes necessários.

Nos gráficos de Categorias, utilizei o Power Pivot para calcular os percentuais, pois, além de ser uma solução eficiente, essa abordagem me permitiu ganhar mais familiaridade com a ferramenta, que até então eu não conhecia.

Segue minha versão final. O curso tem sido uma experiência de muito aprendizado! Agradeço pelo empenho em elaborar um treinamento de grande qualidade. Minha versão do desafio

1 resposta

Olá Hugo!

Que incrível ver seu entusiasmo e dedicação com o projeto do curso! Gostei bastante da sua abordagem para criar o gráfico do ranking de vendedores. Tabelas dinâmicas ajudam muito na organização e visualização de dados e você fez um ótimo trabalho ao estabelecer o relacionamento entre as informações do histórico de vendas e os dados dos vendedores.

Ficamos contente que gostou do conteúdo e observou o valor do Power Pivot no processo, especialmente para quem está buscando se aprofundar em ferramentas mais avançadas do Excel. O Power Pivot realmente é uma "mão na roda" para manipular e analisar grandes volumes de dados.

Espero que sua versão final do desafio tenha te proporcionado um aprendizado valioso e que você continue explorando e descobrindo novas funcionalidades no Excel.

Espero ter ajudado e bons estudos!