Para o gráfico Ranking de Vendedores, utilizei a estratégia de criar uma tabela dinâmica em uma nova planilha a partir da consulta do histórico de vendas. Estabeleci um relacionamento entre a consulta que contém as informações do histórico de vendas e o intervalo de dados que apresenta as informações por vendedor. Com isso, bastou apenas criar uma tabela dinâmica, inserindo "Vendedor" nas Linhas e "Soma de Total" nos Valores, ordenar do maior para o menor e, por fim, adicionar o gráfico dinâmico.
Para o gráfico de Vendas Mensais, optei por criá-lo diretamente a partir da tabela do histórico de vendas, realizando os ajustes necessários.
Nos gráficos de Categorias, utilizei o Power Pivot para calcular os percentuais, pois, além de ser uma solução eficiente, essa abordagem me permitiu ganhar mais familiaridade com a ferramenta, que até então eu não conhecia.
Segue minha versão final. O curso tem sido uma experiência de muito aprendizado! Agradeço pelo empenho em elaborar um treinamento de grande qualidade. Minha versão do desafio