Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Desafio: criando um gráfico de linhas com a biblioteca Seaborn

Assim ficou meu projeto, de maneira mais otimizada para múltiplos gráficos. Quebrei um pouco a cabeça em como indexar os gráficos no meu dataframe, mas deu certo. Fiz um pré-processamento nos dados para organizar de uma forma melhor "indexável" ao meu ver.

# Ajustando o dataframe para plot
data_ams_4th = america_sul.loc[['Brasil', 'Argentina', 'Colômbia', 'Peru']]
data_ams_4th.drop(['Continente', 'Região', 'Total'], axis=1, inplace=True)
data_ams_4th  = data_ams_4th.T

#Plotting settings

sns.set_theme('notebook')
sns.set_palette('Dark2')

fig, ax = plt.subplots(figsize=(12,6))
for i in list(data_ams_4th.columns):
    ax = sns.lineplot(data=data_ams_4th, x=data_ams_4th.index, y=i, label=i, lw=3)

ax.set_title('Imigração dos maiores países da América do Sul\npara o Canadá de 1980 a 2013', fontsize=18)
ax.set_xlabel('Ano', fontsize=14)
ax.set_ylabel('Número de imigrantes', fontsize=14)

ax.legend(title='Países', loc='upper right', bbox_to_anchor=(1.15, 1.00))

ax.xaxis.set_major_locator(plt.MultipleLocator(5))

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Igor! Tudo bem?

A sua atividade criando um gráfico de linhas com a biblioteca Seaborn, ficou muito bem resolvida e o gráfico comunica bem a comparação da imigração dos maiores países da América do Sul para o Canadá ao longo dos anos.

O pré-processamento que você fez, selecionando os países com loc, removendo colunas que não seriam usadas e transpondo o DataFrame com .T, foi uma boa decisão para deixar os dados mais fáceis de percorrer no for.

Qual parte desse desafio te ajudou mais a evoluir: o tratamento do DataFrame ou a personalização visual do gráfico?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!