1
resposta

[Projeto] Desafio: Criando seu portfólio

Problema: Dificuldade em manter uma rotina saudável, eficiente e que gere resultados significativos. Descrição: Diariamente venho aplicando uma rotina saudável, porem com muitos autos e baixos devido a preguiça e falta de motivação.

IMERSÃO:

Observação: Dificuldade em acordar pois como não tenho uma rotina complicada e apertada, acabo acordando e adiando o alarme, consequentemente tendo preguiça e falta de motivação o restante do dia.

Pesquisa: Pesquisar conselhos e dicas de psicólogos e neurocientistas que falam sobre assuntos de procrastinação. Além de aplicar estratégias que minha própria psicóloga recomendou.

Insights: Encontrar o meio termo de uma rotina que gere resultados a longo prazo e ao mesmo tempo tranquilidade e flexibilidade, sem gerar culpa o tempo todo por um momento de descanso.

IDEAÇÃO:

Ideias: Além de colocar um despertador através da Alexa, que só pode ser desativado por comando de voz especifico, colocar um despertador no celular, no mesmo horário que da Alexa, manter o telefone longe do meu alcance, para que eu precise levantar da cama para desativá-lo.

PROTOTIPAGEM:

Protótipo: Criar uma rotina desejada no Notion ou em apps específicos de montagem de rotinas. Para manter ao meu controle todos os hábitos e manter constância.

TESTE:

Teste e Feedback: Testar as novas adaptações na rotina por 1 mês. Avaliar as mudanças e repassar para algumas pessoas para testarem e passar um feedback sobre sua evolução nesse meio período de testes.

CONCLUSÃO: Através do método do Design Thinking pude juntar algumas ideias, conhecimentos que ja tinha mas não aplicava e também ir atrás de novas pesquisas com objetivo de evoluir sempre e manter uma rotina produtiva a longo prazo.

1 resposta

Ei, Julia! Tudo bem?

Seu projeto está muito bem estruturado, e é ótimo ver como você aplicou o Design Thinking para abordar a questão da rotina de forma tão reflexiva!

Gostei de como você identificou o problema da procrastinação e buscou insights com base em observações pessoais e pesquisas externas, incluindo conselhos de psicólogos e neurocientistas.

Uma dica que dou é experimentar a técnica de "hábitos atômicos" (pequenas mudanças que se acumulam), que pode complementar sua abordagem.

Parabéns pelo progresso, Julia! E qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!