1
resposta

(Projeto) Desafio Completado

Segue o desafio que achei extremamente interessante de fazer, nunca antes tinha feito esse tipo de referencia e se mostrou a solução para vários problemas que já tive. Nesse meio tempo me surgiu uma duvida, como adiciono opções em uma lista que não estão em um intervalo relacionado, exemplo quando fazemos uma lista de dados podemos selecionar os itens em um intervalo que determinamos, mas eu quero colocar mais opções, assim como no desafio temos Tênis Nika e Atidas como opção, mas quero colocar a opção "Tênis*" para me trazer dos 2 resultados, tentei de 2 formas mas não consegui, qual seria a melhor forma para adicionar essa opção na minha lista de dados? Desde já agradeço a atenção e aguardo o feedback do desafio.

1 resposta

Oii, César! Como vai?

Parabéns pelo por concluir o desafio! Fico feliz que você tenha gostado e que tenha sido útil para você para além do curso, muito legal.

Como sugestão para o contexto que você trouxe, pode-se testar duas funções do Excel:

• A função SE, ela permite criar uma condição para adicionar as opções.

Para exemplificar, suponhamos que a sua lista de dados esteja na coluna A, a partir da célula A2. Pode-se criar uma nova coluna (coluna B, por exemplo) e na célula B2, você inseriria a seguinte fórmula:

=SE(A2="Tênis Nika","Tênis*",SE(A2="Tênis Atidas","Tênis*",""))

No exemplo acima é verificado se o valor na célula A2 é "Tênis Nika" ou "Tênis Atidas". Se for, a célula B2 receberá o valor "Tênis*". Se não for nenhum dos dois, a célula B2 ficará vazia.

Após inserir a fórmula na célula B2, você pode arrastar a célula para baixo para aplicar a fórmula a todas as células da coluna B.

• E a função Escolher, que permite selecionar um dado específico.

Por exemplo, tendo uma lista com as opções "Tênis Nika" e "Atidas", e deseja adicionar a opção "Tênis*", é possível criar uma nova célula com a fórmula =ESCOLHER(1, A1:A3, "Tênis*"), onde A1:A3 é o intervalo que contém as opções existentes.

Dessa forma, a nova opção será adicionada à lista.

Para você aprofundar os conhecimentos nas duas opções e entender qual faz mais sentido para o seu projeto, deixo o link para os artigos que explicam com mais profundidade cada uma:

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, não hesite em recorrer ao fórum.

Bons estudos, César!