Eu começaria solicitando ao estudante que informasse sua média final, porque sem esse dado não consigo fazer nenhuma avaliação. Depois disso, o sistema precisaria verificar em qual faixa essa média se encaixa para determinar qual mensagem exibir.
A lógica funcionaria da seguinte forma: primeiro eu verifico se a média é menor que 5,0. Se for, o estudante está reprovado e recebe a mensagem correspondente. Caso contrário, ou seja, se a média for 5,0 ou superior, eu faço uma segunda verificação para saber se essa média está entre 5,0 e 6,9. Se estiver nessa faixa, o estudante está de recuperação. Se não estiver, significa que a média é 7,0 ou superior, então o estudante foi aprovado e recebe a mensagem de parabéns.
O importante nesse processo é que as condições são verificadas em sequência, e apenas uma mensagem será exibida para cada estudante. Isso evita confusões e garante que cada situação receba exatamente a resposta apropriada. A estrutura encadeada de condições permite que o sistema tome decisões progressivas, eliminando possibilidades a cada verificação até chegar à conclusão final.
Algoritmo em linguagem natural:
- Solicite ao estudante que informe sua média final.
- Se a média for menor que 5,0, exiba a mensagem "Você está reprovado."
- Senão, se a média for menor que 7,0, exiba a mensagem "Você está de recuperação."
- Senão, exiba a mensagem "Parabéns! Você foi aprovado."
- Encerre o programa.