1
resposta

[Projeto] Desafio: Calculando valor da entrega

Para entregas até 5 km, a taxa é R$ 5,00.
Entre 5 e 10 km, a taxa é R$ 8,00.
Acima de 10 km, a taxa é R$ 10,00.
Se estiver chovendo, acrescenta R$ 2,00 à taxa padrão.

distancia = (input, entrada de dados, nessa parte o cliente devera colocar o km dele, iremos presumir que ele ja saiba, olhou no google maps kk)
EstaChovendo = (true ou false)

Se distancia <=5:
Exibir ("A taxa é de R$5,00")
Senão se distancia for entre 5 a 10:
Exibir ("A taxa é de R$8,00")
Senão distancia >=10:
Exibir("A taxa é de R$10,00")
Se EstaChovendo true:
Exibir("Taxa de R$2,00, por causa da chuva")
Senão:
Exibir("Boas compras!")

As vezes fico desanimado, pois eu não entendi o AND e o OR, e o chatgpt eu peço para ele me ajudar mais parece que ele é mais burro que eu... Qual aula vocês me recomenda ver para eu ficar melhor nisso, melhorar o raciocinio... Estou praticando algortimo em linguagem natural todo dia uns 5 a 10 exercicios....

1 resposta

Oi Mateus! Como vai?

Primeiro, quero te parabenizar por estar se dedicando tanto aos exercícios de algoritmos em linguagem natural. Isso é muito importante para melhorar o raciocínio lógico e a compreensão de programação.

Sobre a sua dúvida, o uso de "AND" e "OR" é fundamental para criar condições mais complexas em seus algoritmos. Vou tentar explicar de uma forma simples:

• AND: Usado quando você quer que duas ou mais condições sejam verdadeiras ao mesmo tempo. Por exemplo, se você quer verificar se a distância está entre 5 e 10 km, você usaria algo como Se distancia > 5 AND distancia <= 10.

• OR: Usado quando você quer que pelo menos uma das condições seja verdadeira. Por exemplo, se você quer verificar se a distância é menor que 5 km ou se está chovendo, você usaria algo como Se distancia < 5 OR EstaChovendo.

No seu caso, para calcular a taxa de entrega, o algoritmo poderia ser algo assim:

1. Pergunte a distância e se está chovendo.
  2. Verifique a distância:
    • Se distancia <= 5, a taxa é R$ 5,00.
    • Se distancia > 5 AND distancia <= 10, a taxa é R$ 8,00.
    • Se distancia > 10, a taxa é R$ 10,00.
  3. Se EstaChovendo for verdadeiro, adicione R$ 2,00 à taxa calculada.

Sobre as aulas que podem te ajudar, recomendo focar nas que falam sobre estruturas condicionais e operadores lógicos. Essas aulas costumam explicar bem o uso de "AND" e "OR". Além disso, continue praticando, pois a prática é essencial para fixar esses conceitos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.