1
resposta

[Projeto] Desafio: automatizando processos na equipe de RH

Eu acho que sería util automatizar todos esses processos. Eu propondria a criação de um software com os dados do dia e horários específicos do entrevistador para realizar aquelas entrevistas, dependendo da posição. Isso daria ordem à realização das entrevistas. Quando um candidato passase para a fase de entrevista. Automatizaria um email com o site daquele software que permita o proprio candidato selecionar a data e horário para realizar a entrevista. Depois disso, criaria dois emails automatizados, um deles para ser enviado logo depois de macar a entrevista e outro um dia antes dela para confirmar a participação.

1 resposta

Oii, Julieta! Tudo bem?

Excelente proposta! É muito interessante ver como você desenhou uma solução que ataca justamente o gargalo do processo: a dependência de uma pessoa para cruzar agendas manualmente.

Você aplicou o Pensamento Computacional de forma muito clara na sua ideia:

• Reconhecimento de padrões: Você identificou que toda entrevista precisa de uma confirmação e de um lembrete (o email um dia antes). Padronizar isso economiza muito tempo!
  • Algoritmo: A sequência lógica que você criou (Candidato escolhe horário Sistema bloqueia agenda Email de confirmação Email de lembrete) é um algoritmo perfeito para resolver o problema.

Sua ideia de "permitir o próprio candidato selecionar a data" é exatamente a lógica usada por ferramentas reais de mercado (como Calendly ou Google Agenda), pois transfere a ação para quem tem o maior interesse (o candidato) e libera o RH.

Parabéns por estruturar tão bem o seu raciocínio. Continue mergulhando nesses conceitos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!