1
resposta

[Projeto] Desafio: aplicando Scrum no seu contexto

Estou desenvolvendo um infoproduto e vou utilizar a metodologia Scrum para todas as fases, desde a pesquisa até a validação do produto. Acredito que a melhor prática a se adotar para o desenvolvimento desse produto usando a metodologia Scrum seria iniciar com uma base do que já temos criado, como modelo de negócios, posicionamento competitivo, análise SWOT, persona e desenvolver estratégias iniciais de comunicação visando sempre transparecer os princípios do negócio. Com isso que já está pronto, conseguimos partir diretamente para o que seria o desenvolvimento de alguns criativos para iniciar os anúncios e coletar os resultados desse MVP, e com os dados coletados ir ajustando o criativo até obter resultados satisfatórios. Uma vez o produto validado, partiremos para o que seria a criação de toda a estratégia de vendas, desde conteúdo orgânico, landing page, remarketing, automação, entre outras estratégias para a escala desse produto. Com a metodologia Scrum, o que deveria demorar meses e ter um alto investimento em todas as fases para, no final das contas, não ter a certeza da venda bem-sucedida do produto, poderá ser feito de maneira mais rápida e sem um alto investimento inicial.

1 resposta

Oii Igor, tudo bem?

Seu plano para aplicar a metodologia Scrum no desenvolvimento do seu infoproduto parece muito bem estruturado! Começar com uma base sólida de conceitos de negócios e estratégias de comunicação é fundamental para garantir uma direção clara desde o início. A abordagem de utilizar um MVP (Produto Mínimo Viável) para coletar feedback e iterar com base nos resultados é uma prática ágil essencial para validar suas ideias de forma eficaz.

E, a ideia de escalonar as estratégias de vendas conforme o produto é validado demonstra uma abordagem pragmática e orientada por dados. Ao seguir esse plano, você estará posicionando seu infoproduto para o sucesso de maneira eficiente e eficaz. Boa sorte com sua implementação Scrum!

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software