1
resposta

[Projeto] Desafio: aplicando Scrum no seu contexto

Vou publicar aqui um dos problemas identificados na empresa que trabalho:

Empresa: trata-se de uma Fundação que gerencia o investimento social privado de uma grande empresa do agro Atividade: Execução de projetos sociais para gerar valor a nossa mantenedora (ESG)

Problema: Falta de Monitoramento Efetivo e Visualização de Resultados nos Projetos Sociais da Fundação.

Descrição do problema: A Fundação enfrenta desafios relacionados à ausência de um sistema efetivo de monitoramento para seus projetos sociais. A falta de acompanhamento por meio de indicadores torna difícil avaliar o progresso, eficácia e impacto real dos projetos implementados.

Como a metodologia scrum pode ajudar?

  1. A implementação do Scrum pode oferecer um framework ágil para gerenciar e monitorar projetos de forma iterativa e incremental.
  2. Sprints regulares permitirão avaliações frequentes do progresso, facilitando ajustes rápidos de estratégias conforme necessário.
  3. A ênfase na colaboração e transparência no Scrum pode melhorar a comunicação interna e externa sobre os projetos sociais.

Para isso, criei uma planilha para mapear esse problema e identificar os riscos, os classificando, para que possamos fazer o tratamento adequado e se de fato trata-se do problema raiz.

Gostaria de saber se a minha compreensão está de acordo.

1 resposta

Olá, Mayara, tudo bem?.

Sim, você está no caminho certo! Uma dica para implantar o Scrum, é utilizar um quadro Scrum (físico ou digital), onde todas as tarefas estão visíveis e atualizadas. Isso pode ajudar a equipe a visualizar o progresso do projeto, identificar gargalos e priorizar tarefas.

Além disso, as reuniões diárias de Scrum (Daily Scrum) podem ser usadas para discutir o progresso do projeto e identificar possíveis problemas.

Aproveito compartilhar um vídeo interessante que explica como o fórum funciona, para que você possa aproveitar ao máximo essa ferramenta.

Se tiver alguma dúvida, é só compartilhar no fórum.

Um abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software