Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Projeto] Desafio 4 Concluído

let saldo = 5000;
 alert(`O saldo da sua conta é de: R$${saldo.toFixed(2)}`); // valor decimal em js   
4 respostas
solução!

Oi, Rebeca, tudo bem?

Parabéns pelo resultado e agradeço por compartilhar seu resultado. Tenho certeza que sua contribuição vai ser muito valiosa para a comunidade do fórum!

Continue mergulhando em tecnologia e se tiver dúvidas, conte com o fórum.

Abraços e bons estudos!

Olá, parabéns pelo resultado, tenho uma dúvida, quero entender o porque de alguns exercícios usarem let antes por exemplo " let saldo = 500; " qual a diferença desse primeiro exemplo e usarem dando valor a variável sem usar o let, por exemplo " diaDaSemana = prompt ('Qual é o dia da semana?') " sem usar o let antes?

Oi, Thomaz, como vai?

Quando você declara uma variável usando let, ela é limitada ao escopo em que foi declarada. Isso significa que a variável só é acessível dentro do bloco em que foi definida. Por exemplo:

function exemplo() {
    let saldo = 500;
    console.log(saldo); // Isso vai funcionar
}
console.log(saldo); // Isso vai resultar em um erro, porque saldo não está definido neste escopo

Por outro lado, se você declarar uma variável sem usar let, ela será tratada como uma variável global se ainda não existir no escopo local. Isso pode levar a problemas de poluição do espaço global, o que pode ser difícil de depurar e pode causar conflitos inesperados. Por exemplo:

function exemplo() {
    saldo = 500;
    console.log(saldo); // Isso vai funcionar
}
console.log(saldo); // Isso também vai funcionar, porque saldo agora é uma variável global

Dessa forma, temos que é uma boa prática sempre usar let (ou const, se o valor não deve mudar) ao declarar variáveis em JavaScript para evitar poluição do espaço global e para garantir o escopo correto das variáveis.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, crie um novo tópico no fórum para que eu possa te ajudar de forma mais assertiva. Abraços!

Obrigado Rodrigo, me ajudou muito!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software