2
respostas

[Projeto] Desafio

//1 - Crie um programa que utilize o console.log para exibir uma mensagem de boas-vindas.

console.log('Boas Vindas!');

//2 - Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o console.log para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" no console do navegador.


let nome = 'Marcelo';
console.log(`Olá, ${nome}!`);

//3 - Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o alert para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" .

let nome1 = 'Marcelo';
alert(`Olá, ${nome1}!`);

//4 - Utilize o prompt e faça a seguinte pergunta: Qual a linguagem de programação que você mais gosta?. Em seguida, armazene a resposta em uma variável e mostre no console do navegador.

let linguagem = prompt('Qual a linguagem de programação que você mais gosta?');
alert(`Minha linguagem favorira é ${linguagem}`);

//5 - Crie uma variável chamada "valor1" e outra chamada "valor2", atribuindo a elas valores numéricos de sua escolha. Em seguida, realize a soma desses dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável chamada "resultado". Utilize o console.log para mostrar a mensagem "A soma de [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." no console.

let valor_1 = 5;
let valor_2 = 10;

resultado = valor_1 + valor_2;
console.log(`A soma de ${valor_1} e ${valor_2} é igual a ${resultado}.`);


//6 - Crie uma variável chamada "valor1" e outra chamada "valor2", atribuindo a elas valores numéricos de sua escolha. Em seguida, realize a subtração desses dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável chamada "resultado". Utilize o console.log para mostrar a mensagem "A diferença entre [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." no console.


let novo_valor_1 = 5;
let novo_valor_2 = 10;

novo_resultado = novo_valor_1 - novo_valor_2;
console.log(`A diferença entre  ${novo_valor_1} e ${novo_valor_2} é igual a ${novo_resultado}.`);


//7 - Peça ao usuário para inserir sua idade com prompt. Com base na idade inserida, utilize um if para verificar se a pessoa é maior ou menor de idade, exibindo uma mensagem apropriada no console.


let idade = prompt('Qual é a sua idade?');

if(idade >= 18){
    console.log('Você é maior de idade!');
}else{
    console.log('Você ainda é menor de idade!');
}

//8 - Crie uma variável "numero" e peça um valor com prompt verifique se é positivo, negativo ou zero. Use if-else para imprimir a respectiva mensagem.


let numero = prompt('Digite um valor qualquer');

if(numero < 0){
    alert(`${numero} é Negativo!`);
}else{
    if(numero == 0){
        alert(`${numero} é ZERO!`);
    }else{
        alert(`${numero} é Positivo!`);
    }
}

//9 - Use um loop while para imprimir os números de 1 a 10 no console.

contador = 1;

while (contador <= 10){
    alert(`${contador}`);
    contador++
}

//10 - Crie uma variável "nota" e atribua um valor numérico a ela. Use if-else para determinar se a nota é maior ou igual a 7 e exiba "Aprovado" ou "Reprovado" no console.

let nota = prompt('Qual foi a sua nota na prova?')

if(nota >= 7){
    alert(`Tirei ${nota}, estou Aprovado`);
}else{
    alert(`Tirei ${nota}, estou Reprovado`);
}


//11 - Use o Math.random para gerar qualquer número aleatório e exiba esse número no console.

let numero_3 = parseInt(Math.random()*10);
alert(`O Número aleatório foi ${numero_3}`);

//12 - Use o Math.random para gerar qualquer número aleatório e exiba esse número no console.

let numero_4 = parseInt(Math.random()*10 + 1);
alert(`O Número escolhido entre 1 e 10 foi: ${numero_4}`);

//13 - Use o Math.random para gerar um número inteiro entre 1 e 1000 e exiba esse número no console.

let numero_5 = parseInt(Math.random()*1000 + 1);
alert(`O Número escolhido entre 1 e 1000 foi: ${numero_5}`);

Sugestão:

Eu perguntei em um dos fórum como criar um novo arquivo de JS, para não ficar usando o "app.js" q veio do projeto básico. Foi me ensinado como criar esse novo arquivo, porém o que não foi passado, foi que para vc "rodar", "executar" esse arquivo você tem que ir lá no arquivo "index.html " lá na parte de baixo em .

Poderia ter algo explicando sobre isso.

2 respostas

Ei, Marcelo! Arrasou nos exercícios de programação, meu chapa! De boas-vindas até números aleatórios, você mandou bem. Sabe, eu vi os códigos e tá tudo muito na ponta dos dedos.

Fico feliz que tenha usado o console.log, alert e até o prompt para interagir com o usuário. A parte do "maior de idade" e "positivo, negativo ou zero" com if-else ficou bem esperta. Dá pra ver que tá dominando essas estruturas condicionais!

E esse loop while? Desfilando os números de 1 a 10 no console. Bem jogado! E a avaliação da nota na prova? "Aprovado" ou "Reprovado", direto e reto.

E, claro, os números aleatórios usando o Math.random. Isso é puro estilo! Fiquei impressionado com a escolha entre 1 e 10, e até entre 1 e 1000. Tá saindo da curva, meu amigo!

Continue nesse pique, que você tá no caminho certo. Qualquer coisa, tamo junto!

Segue como eu lido com cada desafio apresentado no curso Marcelo: Como o curso é voltado diretamente para linguagem de programação nesse primeiro momento JavaScript, não é abordado assuntos sobre HTML que seria uma linguagem de marcação para construção de páginas web. Uma dica é pesquisar sobre como criar uma pagina HTML para matar a curiosidade. Meus desafios basicamente eu copio o código HTML do arquivo index.html da aula e salvo como desafio1.html. ... e assim por diante, mas removo todo conteúdo do <body> em seguida crio um novo arquivo .js com o nome desafio1.js ... e seto dentro das tags <script></script> do arquivo desafio1.hmtl, realizo isso para cada novo desafio. Exemplo:

`<!DOCTYPE html>
<script src="desafio1.js" defer></script><!--- Setar o arquivo JavaScript --->
`