1
resposta

[Projeto] Desafio 2 - Comunicação

Ao lidar com algo desafiador percebo que 3 emoções se destacam em mim. A primeira seria uma certa ansiedade em forma de receio, e se não der certo? A segunda seria um certo medo mesmo, quais as consequências caso dê errado? E a terceira seria como uma empolgação/motivação por estar fora da rotina em frente a algo novo.

Essas três emoções me acompanham durante a implementação de algo novo e eu experimentei isso recentemente no meu trabalho. Mas também, com a conclusão sempre vem essa sensação de tudo ser sempre pior na minha imaginação por conta dessa dose de ansiedade que coloco nas coisas, mesmo que simples. A alegria de ter terminado algo desafiador é muito recompensatoria tambem. E só de não fazer as coisas no automático, fazer com mais atenção por ser desafiador e novo, já me motiva muito também.

1 resposta

Olá, Maria, tudo bem?

É comum experimentar uma mistura de emoções ao enfrentar desafios, principalmente quando se trata de algo novo e fora da rotina. A ansiedade e o medo são reações naturais, pois nosso cérebro tende a se preparar para o desconhecido e para possíveis riscos.

Uma maneira de lidar com a ansiedade e o medo é tentar focar no que você pode controlar. Por exemplo, ao iniciar um novo projeto, você pode fazer um planejamento detalhado, listar os passos necessários e prever possíveis obstáculos. Isso pode ajudar a reduzir a sensação de incerteza e aumentar sua confiança.

Além disso, é importante celebrar suas conquistas, mesmo as pequenas. Reconhecer o progresso que você faz ao longo do caminho pode reforçar sua motivação e ajudar a manter uma perspectiva positiva.

Lembre-se de que é normal que a imaginação amplifique os desafios, mas ao final, como você mesma mencionou, a sensação de realização é muito gratificante. Essa experiência pode ser uma oportunidade para aprender mais sobre como você lida com desafios e como pode aprimorar suas habilidades de comunicação assertiva.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!