1
resposta

[Projeto] DESAFIO 2

Após refletir sobre minha comunicação no WhatsApp, percebo a importância de ser claro e objetivo, especialmente no trabalho. Tento dividir as informações de forma estruturada para evitar mal-entendidos. No entanto, nas conversas informais, a comunicação tende a ser mais espontânea, o que pode diminuir a clareza.

Outro ponto importante é o tom das mensagens, que pode ser facilmente mal interpretado. Por isso, no trabalho, busco ser respeitoso e construtivo ao expressar minhas opiniões. Já em interações pessoais, me esforço para ser empático e paciente.

Esse exercício me mostrou como a comunicação online exige atenção ao contexto e ao respeito, melhorando as interações tanto profissionais quanto pessoais.

1 resposta

Olá, Kira! Como vai você?

Que bom que você está refletindo sobre sua comunicação no WhatsApp e percebendo a importância de ser claro e objetivo, especialmente no ambiente de trabalho. Você já está no caminho certo ao tentar estruturar suas informações para evitar mal-entendidos e ao prestar atenção ao tom das suas mensagens.

Para o desafio, você pode considerar algumas estratégias para melhorar ainda mais sua comunicação online:

• Clareza e Objetividade: Continue dividindo suas informações em tópicos ou pontos principais, isso ajuda a manter a clareza. Por exemplo, ao enviar uma mensagem de trabalho, você pode usar bullet points para destacar informações importantes.

• Tom Respeitoso e Construtivo: Tente sempre revisar suas mensagens antes de enviá-las para garantir que o tom seja apropriado. No trabalho, evite o uso de sarcasmo ou piadas que possam ser mal interpretadas.

• Empatia e Paciência: Nas interações pessoais, continue se esforçando para ser empático. Um exemplo prático é sempre tentar ver a situação do ponto de vista da outra pessoa antes de responder.

• Feedback: Se possível, peça feedback de colegas ou amigos sobre como eles percebem sua comunicação. Isso pode oferecer insights valiosos sobre áreas que você pode melhorar.

Espero que essas dicas ajudem você a aprimorar ainda mais suas habilidades de comunicação online.

Agradecemos por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura :)

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Um abraço e bons estudos!