1
resposta

[Projeto] Desafio 01 Orientação a Objetos

1. Crie uma classe Pessoa com um método que exibe "Olá, mundo!" no console.

package OrientacaoObjetos;

public class Pessoa {
    String nome;

    void HelloWorld(){
        System.out.println("Olá mundo!");
    }
}

package OrientacaoObjetos;

public class Poo {
    public static void main(String[] args) {
        Pessoa p1 = new Pessoa();
        p1.HelloWorld();
    }
}

2. Crie uma classe Calculadora com um método que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.

public class Calculadora {

    int dobrarNumero(int numero){
        return numero*2;
    }
}
package OrientacaoObjetos;

public class Poo {
    public static void main(String[] args) {
        Calculadora calc = new Calculadora();
        System.out.println(calc.dobrarNumero(8));
    }
}

3. Crie uma classe Musica com atributos titulo, artista, anoLancamento, avaliacao e numAvaliacoes, e métodos para exibir a ficha técnica, avaliar a música e calcular a média de avaliações.

package OrientacaoObjetos;

public class Musica {
    String titulo;
    String artista;
    Integer anoLancamento;
    Double avaliacaoGeral;
    Integer numeroAvaliacoes;

    void exibirFichaTecnica() {
        System.out.println("Título: " + titulo);
        System.out.println("Artista: " + artista);
        System.out.println("Ano de Lançamento: " + anoLancamento);
        System.out.println("Avaliação Geral: " + avaliacaoGeral);
        System.out.println("Quantidade de Avaliações: " + numeroAvaliacoes);
    }
    void avaliarMusica(Double avaliacaoUsuario) {
        avaliacaoGeral += avaliacaoUsuario;
        numeroAvaliacoes++;
    }

    Double mediaAvaliacoes() {
        return avaliacaoGeral / numeroAvaliacoes;
    }
}

package OrientacaoObjetos;

public class Poo {
    public static void main(String[] args) {
        Musica musica1 = new Musica();

        musica1.titulo = "Primeiro Lugar do Pódio";
        musica1.artista = "Kyan";
        musica1.anoLancamento = 2023;
        musica1.avaliacaoGeral = 10.0;
        musica1.numeroAvaliacoes = 1;


        musica1.exibirFichaTecnica();

        musica1.avaliarMusica(10.0);
        musica1.avaliarMusica(10.0);
        

        musica1.mediaAvaliacoes();
        System.out.println("\nNúmero de avaliações pós-inserção: " + musica1.numeroAvaliacoes);
        System.out.println("Média das avaliações pós-inserção: " + musica1.mediaAvaliacoes());
    }
}

4. Crie uma classe Carro com atributos modelo, ano, cor e métodos para exibir a ficha técnica e calcular a idade do carro.

package OrientacaoObjetos;

public class Carro {
    String modelo;
    Integer ano;
    String cor;
    Integer idCarro;

    void exibirCarro(){
        System.out.println(modelo);
        System.out.println(ano);
        System.out.println("Cor:" + cor + "\n");
    }
    Integer calcularIdadeCarro(){
        Integer idade = 2025 - ano;
        return idade;
    }
    void exibirIdade(){
        System.out.println(modelo + " tem " + calcularIdadeCarro() + " anos de idade");
    }
}

package OrientacaoObjetos;

public class Poo {
    public static void main(String[] args) {
        Carro carro1 = new Carro();
        Carro carro2 = new Carro();
        Carro carro3 = new Carro();

        carro1.modelo = "Monza Tubarão";
        carro1.ano = 1994;
        carro1.cor = "Azul";

        carro2.modelo = "Opala Diplomata";
        carro2.ano = 1990;
        carro2.cor = "Vermelho";

        carro3.modelo = "Nivus";
        carro3.ano = 2022;
        carro3.cor = "Azul";

        carro1.exibirCarro();
        carro2.exibirCarro();
        carro3.exibirCarro();

        carro1.exibirIdade();
        carro2.exibirIdade();
        carro3.exibirIdade();
    }
}

5. Crie uma classe Aluno com atributos nome, idade, e um método para exibir informações. Crie uma instância da classe Aluno, atribua valores aos seus atributos e utilize o método para exibir as informações.

package OrientacaoObjetos;

public class Aluno {
    String nome;
    Integer idade;

    void exibirAluno(){
        System.out.println(nome);
        System.out.println(idade + " anos\n");
    }
}

package OrientacaoObjetos;

public class Poo {
    public static void main(String[] args) {
        Aluno aluno = new Aluno();
        Aluno aluno2 = new Aluno();
        Aluno aluno3 = new Aluno();

        aluno.nome = "Paulo";
        aluno.idade = 19;

        aluno2.nome = "Maria";
        aluno2.idade = 25;

        aluno3.nome = "Joao";
        aluno3.idade = 18;

        aluno.exibirAluno();
        aluno2.exibirAluno();
        aluno3.exibirAluno();
    }
}
1 resposta

Oi, Paulo! Como vai?

Obrigada por compartilhar.

Achei muito legal o conjunto de classes que você criou — cada desafio mostra bem os fundamentos da programação orientada a objetos em Java. O destaque vai para a classe Musica, onde você aplicou lógica de avaliação e cálculo da média de forma clara.

Parabéns por praticar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!