1. Crie uma classe Pessoa com um método que exibe "Olá, mundo!" no console.
package OrientacaoObjetos;
public class Pessoa {
String nome;
void HelloWorld(){
System.out.println("Olá mundo!");
}
}
package OrientacaoObjetos;
public class Poo {
public static void main(String[] args) {
Pessoa p1 = new Pessoa();
p1.HelloWorld();
}
}
2. Crie uma classe Calculadora com um método que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.
public class Calculadora {
int dobrarNumero(int numero){
return numero*2;
}
}
package OrientacaoObjetos;
public class Poo {
public static void main(String[] args) {
Calculadora calc = new Calculadora();
System.out.println(calc.dobrarNumero(8));
}
}
3. Crie uma classe Musica com atributos titulo, artista, anoLancamento, avaliacao e numAvaliacoes, e métodos para exibir a ficha técnica, avaliar a música e calcular a média de avaliações.
package OrientacaoObjetos;
public class Musica {
String titulo;
String artista;
Integer anoLancamento;
Double avaliacaoGeral;
Integer numeroAvaliacoes;
void exibirFichaTecnica() {
System.out.println("Título: " + titulo);
System.out.println("Artista: " + artista);
System.out.println("Ano de Lançamento: " + anoLancamento);
System.out.println("Avaliação Geral: " + avaliacaoGeral);
System.out.println("Quantidade de Avaliações: " + numeroAvaliacoes);
}
void avaliarMusica(Double avaliacaoUsuario) {
avaliacaoGeral += avaliacaoUsuario;
numeroAvaliacoes++;
}
Double mediaAvaliacoes() {
return avaliacaoGeral / numeroAvaliacoes;
}
}
package OrientacaoObjetos;
public class Poo {
public static void main(String[] args) {
Musica musica1 = new Musica();
musica1.titulo = "Primeiro Lugar do Pódio";
musica1.artista = "Kyan";
musica1.anoLancamento = 2023;
musica1.avaliacaoGeral = 10.0;
musica1.numeroAvaliacoes = 1;
musica1.exibirFichaTecnica();
musica1.avaliarMusica(10.0);
musica1.avaliarMusica(10.0);
musica1.mediaAvaliacoes();
System.out.println("\nNúmero de avaliações pós-inserção: " + musica1.numeroAvaliacoes);
System.out.println("Média das avaliações pós-inserção: " + musica1.mediaAvaliacoes());
}
}
4. Crie uma classe Carro com atributos modelo, ano, cor e métodos para exibir a ficha técnica e calcular a idade do carro.
package OrientacaoObjetos;
public class Carro {
String modelo;
Integer ano;
String cor;
Integer idCarro;
void exibirCarro(){
System.out.println(modelo);
System.out.println(ano);
System.out.println("Cor:" + cor + "\n");
}
Integer calcularIdadeCarro(){
Integer idade = 2025 - ano;
return idade;
}
void exibirIdade(){
System.out.println(modelo + " tem " + calcularIdadeCarro() + " anos de idade");
}
}
package OrientacaoObjetos;
public class Poo {
public static void main(String[] args) {
Carro carro1 = new Carro();
Carro carro2 = new Carro();
Carro carro3 = new Carro();
carro1.modelo = "Monza Tubarão";
carro1.ano = 1994;
carro1.cor = "Azul";
carro2.modelo = "Opala Diplomata";
carro2.ano = 1990;
carro2.cor = "Vermelho";
carro3.modelo = "Nivus";
carro3.ano = 2022;
carro3.cor = "Azul";
carro1.exibirCarro();
carro2.exibirCarro();
carro3.exibirCarro();
carro1.exibirIdade();
carro2.exibirIdade();
carro3.exibirIdade();
}
}
5. Crie uma classe Aluno com atributos nome, idade, e um método para exibir informações. Crie uma instância da classe Aluno, atribua valores aos seus atributos e utilize o método para exibir as informações.
package OrientacaoObjetos;
public class Aluno {
String nome;
Integer idade;
void exibirAluno(){
System.out.println(nome);
System.out.println(idade + " anos\n");
}
}
package OrientacaoObjetos;
public class Poo {
public static void main(String[] args) {
Aluno aluno = new Aluno();
Aluno aluno2 = new Aluno();
Aluno aluno3 = new Aluno();
aluno.nome = "Paulo";
aluno.idade = 19;
aluno2.nome = "Maria";
aluno2.idade = 25;
aluno3.nome = "Joao";
aluno3.idade = 18;
aluno.exibirAluno();
aluno2.exibirAluno();
aluno3.exibirAluno();
}
}