3
respostas

[Projeto] Deploy do Projeto

Olá boa tarde, Primeiramente ótimo curso de Cypress, mas tenho uma dúvida,

Em desenvolvimento eu tinha que rodar o script da API externa do projeto para que o Bytebank cadastrasse corretamente os usuários, contudo como consigo fazer isso com o projeto na Vercel ?

Desta forma todos poderiam acessar o banco digital, sem necessariamente precisar clonar minha api e rodar antes de acessar a página.

Fico no aguardo

3 respostas

Olá Vinicius! Tudo bem?

Fico feliz que esteja gostando do curso de Cypress! Quanto à sua dúvida sobre como rodar o script da API externa no projeto hospedado na Vercel, uma solução possível é utilizar um serviço de backend que esteja sempre disponível para interagir com a sua aplicação front-end.

Uma abordagem comum é hospedar sua API em um serviço de nuvem, como o Heroku, AWS, ou mesmo no próprio Vercel, (no caso de APIs que são em Node.js). Dessa forma, a API ficará disponível para qualquer usuário que acessar seu projeto, sem a necessidade de clonar e rodar localmente.

Por exemplo, se você tem uma API em Node.js, pode criar um projeto separado para a API e fazer o deploy na Vercel. Assim, no seu projeto do Bytebank, você pode configurar as chamadas para a API utilizando o domínio gerado pelo Vercel para a sua API. Para subir a API no Vercel, você pode seguir esses passos.

Espero que tenha te ajudado. Em caso de outras dúvidas, conte com o apoio do fórum :)

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Estou ótimo, Rafaela, e você?

Segui o passo a passo que você me recomendou e acabei encontrando o mesmo erro que a outra pessoa havia relatado. Para resolver, criei um arquivo vercel.json depois de subir a API na Vercel, mas agora surgiu um erro diferente. Não tenho certeza se é causado pela minha API ou se fiz o direcionamento de forma incorreta. Poderia me dar sua opinião, por gentileza? Seguem minha API e o print do erro.

Link da API: https://github.com/Vineco77/API-Bytebank

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Vinicius! Vou bem também, obrigada por perguntar :)

O erro que você encontrou (502: BAD_GATEWAY) indica que a Vercel está tendo dificuldades em se comunicar com a sua API. Isso geralmente acontece quando a função backend hospedada não responde adequadamente dentro do tempo esperado. Não consegui simular o erro testando sua API, mas tenho alguns pontos que você pode conferir para investigar esse problema:

1. Logs na Vercel: O primeiro passo é conferir os logs do seu projeto na Vercel. Acesse o painel da Vercel e verifique se a API está sendo executada corretamente. Isso pode te mostrar o que está falhando durante a chamada.

2. vercel.json: Verifique se o arquivo vercel.json está corretamente configurado. Verifique se o caminho da API está apontando para a função correta e se as rotas estão bem definidas. No seu arquivo, veja se há um direcionamento adequado para suas funções e se o "rewrites" ou "routes" está configurado para lidar com as chamadas à API.

3. Timeout da função: Pode ser que a função backend esteja demorando muito para responder. Se a sua API faz alguma operação pesada ou demorada, como consultas a banco de dados, tente otimizar o tempo de resposta.

4. Testar localmente: Outra forma de depurar o erro é rodar a API localmente para garantir que ela funcione como esperado antes de subir novamente para a Vercel.

Verifique esses pontos e me avise se encontrar algo nos logs ou se precisar de mais detalhes. O fórum está à disposição para te ajudar sempre que precisar!

Bons estudos e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!