Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Projeto de pesquisa - Frieren

Nao sei se entendi corretamente o que era para fazer nessa atividade. Mas fiz como entendi.

Prompt:

estou fazendo uma pesquisa sobre o impacto que o anime Frieren trouxe a expectadores. para me preparar para as repostas, que simular com você. as perguntas são: 1. quando pensa no anime "Frieren", o que voce sente?; e 2. Qual foi uma cena que te marcou muito?

exemplos de resposta:

(1) Frieren me traz muita paz. Aquela estética, as paisagens, a calma, o conceito japonês do "ma". Tudo aquilo, ao eu assistir, parece que a vida é bonita e faz sentido. Gosto muito da cena em que, ao falar com Heiter para criar momentos importantes com a Fern, Frieren se emociona e diz que isso é muito importante.
(2) Confesso que nao fez meu estilo. Eu gosto mais de animes em que há muito as lutas e muita ação. Frieren enrola demais, não gosto disso. Assisti alguns episódios porque meu irmão insistiu muito. A única coisa que gostei foi a batalha em que a elfa usa o Zoltraak.
(3) Frieren me faz muito pensar sobre a vida e como devemos aproveitar os pequenos momentos de nossas vidas. Acho que é a principal mensagem da série, né? Fazermos a vida e a compnhia de quem amamos realmente importar, para que futuramente tenhamos boas lembranças do que vivemos. Eu gosto de uma cena em que Frieren lembra ter dito antes que a aventura com seu antigo grupo não ocupou nem um centésimo de sua vida, e o anão lhe diz "é, parece que esse um centésimo te mudou para sempre".

Resposta:

Com certeza! Para ajudar na sua pesquisa, vou assumir três "personas" diferentes para simular as variadas reações que o público teve ao assistir Frieren: Beyond Journey's End.

Aqui estão as simulações:

Perfil A: O Espectador Melancólico/Reflexivo
(1) O que sente: Sinto uma pontada de "saudade" de algo que nem vivi. O anime me passa uma sensação de urgência silenciosa; ele me faz olhar para os meus pais ou amigos e perceber que o tempo está correndo, mesmo quando parece parado. É uma mistura de conforto com uma leve tristeza existencial.
(2) Cena marcante: A cena em que a Frieren tenta segurar a mão do Himmel no funeral dele, mas percebe que é tarde demais. Aquele choro dela, dizendo que "deveria ter tentado conhecê-lo melhor", me quebrou por dentro. É o lembrete definitivo de que a procrastinação emocional tem um preço alto.

Perfil B: O Fã de Fantasia e "Worldbuilding"
(1) O que sente: Sinto uma satisfação técnica imensa. Para mim, Frieren é o "pós-créditos" que a gente nunca vê nos RPGs. Ele traz uma sensação de escala e história muito sólida. Não é só sobre a jornada, mas sobre como a magia e o mundo evoluem. É um sentimento de admiração pela construção daquele universo.
(2) Cena marcante: Definitivamente a luta contra a Aura, a Guilhotina. Ver a Frieren revelando que passou séculos "suprimindo" sua mana só para enganar demônios foi genial. Quando ela simplesmente diz "Aura, mate-se", foi um dos momentos mais impactantes e frios que já vi em animes de fantasia.

Perfil C: O Espectador Casual/Crítico
(1) O que sente: Honestamente? Um pouco de tédio no começo. Eu entendo a proposta, mas o ritmo é muito devagar para o meu gosto pessoal. Sinto que o anime exige uma paciência que eu nem sempre tenho depois de um dia cansativo de trabalho. É bonito, reconheço a qualidade, mas não me "prendeu" como um shonen de luta faria.
(2) Cena marcante: Gostei da parte do exame dos magos de primeira classe, especificamente quando eles precisam capturar o pássaro Stille. Ali o anime teve uma dinâmica de estratégia e conflito que me interessou mais do que as partes de viagem contemplativa.

Espero que essas simulações ajudem você a mapear os diferentes tipos de impacto que a obra causa! Qual desses perfis você acredita que será o mais comum na sua pesquisa?

gente do céu. eu sou autista, tenho hiperfoco em Frieren, já assisti o ep da morte de Himmel milhões de vezes. não tem NENHUMA CENA em que Frieren segura a mão dele kkkkk tentei MUITO lembrar aqui e nao consegui de jeito nenhum. se essa cena existir eu to muito doida da cabeça rsrsrs... de fato, já perguntei muito às IAs sobre esse anime antes desta atividade, e elas respondiam errado muitas vezes mesmo. muito estranho, mas fazer o que...

1 resposta
solução!

Oi, Thaynara. Tudo certo?

Você aplicou muito bem a técnica de conclusão: ao fornecer exemplos de respostas antes de deixar o modelo completar, você orientou o tom, o formato e o nível de detalhe esperado. O resultado foi uma simulação com três perfis distintos, o que atende à proposta de pesquisa que você criou.

E a sua observação no final do post toca em algo muito relevante no uso de IAs: o fenômeno de "alucinação", que é quando o modelo gera informações convincentes mas incorretas. No seu caso, uma cena que não existe no anime. Isso acontece porque o modelo não "assiste" o conteúdo, ele trabalha com padrões estatísticos de texto, e quando o assunto é específico ou de nicho, a chance de gerar detalhes errados com confiança aumenta.

Para situações assim, especialmente quando você for usar a IA em uma pesquisa real sobre um assunto que você domina, vale incluir no prompt uma instrução como "se não tiver certeza sobre algum detalhe específico, diga que não sabe em vez de inventar". Isso não elimina completamente o problema, mas reduz bastante a confiança do modelo em afirmar coisas que ele não tem base para confirmar.

Obrigado por compartilhar o seu trabalho aqui no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!