Boa noite, pessoal,
Fiz alguns cursos aqui na Alura já e fiquei sentindo falta de um desafio maior ao final dos cursos e queria saber se alguém também se sente assim, ou se estou, de alguma forma, estudando errado.
Sempre que concluo algum curso fico feliz, porque acho que adquiri conhecimento na área e isso é ótimo, porém eu fui realizar um projeto real (pessoal, nada profissional), e percebi que eu tinha visto muita coisa nos cursos, tinha feito todos os exercícios, porém não conseguia aplicar o conhecimento em situações diferentes das apresentadas nas aulas. Algo tipo Chaves, sei fazer com laranjas, mas não com maçãs.
Há 2 semanas que comecei esse meu projeto pessoal e percebi que evolui muito utilizando as comunidades online e documentações (o projeto é em Rails + PostgreSQL). Já fiz essa sugestão ao final de um curso, sobre adicionar alguns Projetos de Conclusão nos cursos ou talvez nas carreiras, pra que a gente possa de fato ter o desafio de por a mão na massa e aplicar o aprendizado, buscando conhecimento. Eu sinto que os exercícios das aulas são muitas vezes parecidos, quando não iguais, aos vídeos ou explicações, o que faz, na verdade, com que seja apenas um ctrl + c, ctrl + v (claro que não literal, mas só uma reprodução da solução já vista).
Fiz o curso de Aprendendo a aprender do Coursera em que é dito algo no seguinte sentido: Para aprendermos de fato, é necessário realizar o treino na prática, assistir uma solução não faz com que nós aprendamos de fato, e pior do que isso, cria a Ilusão do Conhecimento. É necessário para aprender realizar tarefas práticas, começando pelas mais difíceis, porque a repetição do mais fácil também gera a Ilusão do Conhecimento.
Gostaria de saber se mais pessoas da comunidade se sentem como eu, sentindo falta de um desafio para consolidar o conhecimento adquirido na prática.