9
respostas

Projeto de Conclusão de Curso

Boa noite, pessoal,

Fiz alguns cursos aqui na Alura já e fiquei sentindo falta de um desafio maior ao final dos cursos e queria saber se alguém também se sente assim, ou se estou, de alguma forma, estudando errado.

Sempre que concluo algum curso fico feliz, porque acho que adquiri conhecimento na área e isso é ótimo, porém eu fui realizar um projeto real (pessoal, nada profissional), e percebi que eu tinha visto muita coisa nos cursos, tinha feito todos os exercícios, porém não conseguia aplicar o conhecimento em situações diferentes das apresentadas nas aulas. Algo tipo Chaves, sei fazer com laranjas, mas não com maçãs.

Há 2 semanas que comecei esse meu projeto pessoal e percebi que evolui muito utilizando as comunidades online e documentações (o projeto é em Rails + PostgreSQL). Já fiz essa sugestão ao final de um curso, sobre adicionar alguns Projetos de Conclusão nos cursos ou talvez nas carreiras, pra que a gente possa de fato ter o desafio de por a mão na massa e aplicar o aprendizado, buscando conhecimento. Eu sinto que os exercícios das aulas são muitas vezes parecidos, quando não iguais, aos vídeos ou explicações, o que faz, na verdade, com que seja apenas um ctrl + c, ctrl + v (claro que não literal, mas só uma reprodução da solução já vista).

Fiz o curso de Aprendendo a aprender do Coursera em que é dito algo no seguinte sentido: Para aprendermos de fato, é necessário realizar o treino na prática, assistir uma solução não faz com que nós aprendamos de fato, e pior do que isso, cria a Ilusão do Conhecimento. É necessário para aprender realizar tarefas práticas, começando pelas mais difíceis, porque a repetição do mais fácil também gera a Ilusão do Conhecimento.

Gostaria de saber se mais pessoas da comunidade se sentem como eu, sentindo falta de um desafio para consolidar o conhecimento adquirido na prática.

9 respostas

Olá Artur,

Não sei se minha experiência pode te ajudar, mas na minha faculdade temos de entregar um Projeto Integrador por semestre, um "mini TCC", com documentação, vídeo e protótipo. Literalmente por a mão na massa. Como eu queria ir para a área de mobile, comecei a procurar soluções com dispositivos móveis para os projetos, para poder colocar em prática o que eu estava aprendendo. Comecei a ir em meetups, fazer parte da comunidade iOS/Android e aprendi mais ainda. Gostei e decidi trabalhar na área: fui fazer estágio em mobile depois de 10 anos como analista de TI em banco. Não me arrependo, eu aprendo cada dia mais, e a área é versátil o suficiente para termos sempre algo novo a aprender. Meus projetos me ajudaram a praticar e decidir a área de atuação. Se quiser conversar mais, estamos ai! Espero ter ajudado ;)

Oi, Taís, gostei da sua resposta, principalmente a parte de se aproximar de comunidades, eu gosto muito da área de desenvolvimento, mas meu trabalho não proporciona isso pra mim, então tenho que trabalhar sempre em projetos pessoais, e isso acaba sendo cada vez mais difícil, principalmente porque não tenho um objetivo claro ou uma necessidade real, é sempre algo que eu penso "seria legal se eu fizesse isso", mas as vezes me desmotivo pq não tenho ngm pra trocar experiências, ou chego num problema muito complexo e fico empacado. Talvez me aproximar de comunidades faça com que eu tenha mais facilidade pra conversar com alguém sobre o essas coisas, que hoje não tenho no meu trabalho.

Pois é Artur.. a 10 anos atrás fui trabalhar em uma instituição financeira como analista DBA, mas como em toda grande empresa, a gente é realocado e nem sempre fica onde quer e acabei indo para a Gestão da TI. Fiquei ali por anos, aprendi muita coisa, mas não era meu perfil pois gostava mesmo era de desenvolver, criar. Queria aprender algo que estivesse crescendo no mercado e que me permitisse crescer junto, e foi assim que entrei para o mundo Mobile. Existe um aplicativo chamado Meetup, você conhece? Foi por ele que conheci a comunidade Android e iOS. Ele tem grupos de discussão de assuntos diversos, e tem vários de desenvolvimento. O pessoal marca palestras, eventos, encontros.. você pode ir em vários deles e conhecer diferentes áreas, tirar dúvidas, enfim, descobrir onde você se encaixa melhor! ;) Espero ter ajudado, mas se quiser conversar mais, trocar experiência, é só falar!!

Você disse que não consegue fazer do zero algum projeto diferente do dado em aula. Mas você consegue fazer do zero o projeto que foi dado em aula?

Se a resposta for não, significa que você não está estudando correto. Ou seja, só está assistindo os vídeo e digitando o código que o professor passou. Eu recomendo todas as vezes que for retornar aos estudos, tentar codificar tudo até aquele ponto. Se você não conseguir é sinal de que não absorveu o que já estudou, e precisa reforçar. Se conseguiu, pode seguir em frente.

E se você acha um trabalho ter que digitar tudo do zero toda a vez que retornar aos estudos, saiba que o tempo médio para codificar alguma aplicação dada aqui nos cursos leva de 15 a 30 minutos para ser feita por inteiro.

Agora, se você consegue fazer o projeto da aula todo sozinho e ainda sim trava em projetos, sugiro ler documentações e ver exemplos.

Olá.

Reforço os conselhos dados, principalmente em relação a meetups. De toda forma, acho que os benefícios dos meetups serão diferentes do que você procura com esse tópico. Eu concordo contigo, de fato faltam desafios maiores. Claro, sempre podemos ir buscando por conta, mas muitas vezes funcionamos melhor com uma orientação do instrutor do curso.

Uma coisa que já sugeri uma vez seriam competições educacionais aqui na Alura, envolvendo uma ou mais disciplinas, podendo ser individual ou em grupo. Isso estimularia bastante o aprendizado. Contudo, precisaríamos de uma inclinação da Alura quanto ao julgamento dos projetos e tudo o mais.

Por fim, acho que pair programming sempre funciona bem. É algo que quero fazer. Bom, remoto e em tempos diferentes acaba não sendo bem um pair programming, porém seria bacana nos juntarmos em projetos e dividirmos tarefas. Esse senso de responsabilidade que temos um com o outro (ou outros), acaba nos forçando a sermos mais dedicados e, acredito eu, acabamos aprendendo mais.

Galera, tô achando muito legal as respostas de vocês e tô gostando do tópico. Então, vamos lá.

Taís: Não conheço, não. Assim que chegar em casa vou instalar esse aplicativo e tentar mexer um pouco, buscar alguma comunidade ou encontro legal aqui na cidade onde estou morando. Acho que me enturmar e conhecer gente da área pode me fazer crescer muito. Eu tenho pouco contato com desenvolvedores, pra ser sincero, quase nenhum contato.

Lucas Lopes: Cara, já fiz isso também, e, conforme eu falei, o problema acaba não sendo o conteúdo ministrado em aula, porque os projetos, você mesmo falou, levam de 15 a 30 min para serem codados por completo. Então eu fazia isso, principalmente com o curso de design patterns que é bem difícil, sempre voltava e refazia, buscava voltar pra aula depois de um tempo, intercalava outro estudo no meio. Assim como falei ali em cima, fiz o curso de Aprendendo a Aprender e tirei bastantes lições dele. De volta ao assunto, vou tentar ser mais claro com exemplos: Na escola ou na faculdade a gente assiste as aulas, tem o conhecimento teórico dado, porém sempre existe a lista de exercícios, dos mais fáceis aos mais difíceis, e é nesse momento que acontece a fixação. O que eu vejo dos exercícios realizados nas aulas da Alura (e eles são necessários, não é de forma alguma uma crítica, ou a tentativa de extinguir os exercícios de aula) é que eles são exemplos de sala de aula, o que estou sugerindo é a inclusão de uma lista de exercícios. Basicamente essa a minha ideia. Deixando claro também que não sou da área de TI por formação, então tudo que estou aprendendo de TI é graças às aulas da Alura, livros da Casa do Código e também ao Google, por isso sinto essa dificuldade, eu não tenho pessoas que gostam ou que entendem do assunto para debater, tirar dúvidas ou ajudar/trabalhar em projetos, por isso gostei da ideia dos Meetups.

Bruno Regis: Vi na descrição que é Web Developer, acha que podemos tentar fazer alguma tentativa de pair programming?? Entendo as dificuldade de ser remoto e em tempos diferentes, mas se estiver disposto, posso me esforçar ao máximo pra fazer acontecer.

Opa, claro, vamos tentar tocar um projeto simples, sem pressão.

Vi que você estudou JS na parte de front-end. Manja de HTML/CSS também? Front-end eu tenho conhecimentos, mas HTML e CSS não são meus pontos fortes - o que torna a chance de aprimorarmos. Back-end vi que estudou Java. Eu manjo de C#. Precisamos definir primeiro o que fazer e aí definir as tecnologias.

Podemos falar por e-mail ou continuar por aqui.

Bruno, vi que não tem um inbox aqui. Acho melhor continuarmos por e-mail.

art.nunes at gmail.com

Só substituir o at e me enviar o seu e-mail, aí podemos conversar.

Beleza :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software