1
resposta

Projeto de conclusão

Plano de Aprendizagem para Uso do Moodle no Instituto Federal de Brasília (IFB) Objetivo Geral Capacitar servidores e estudantes para o uso efetivo da plataforma Moodle como ferramenta de ensino, aprendizagem e gestão educacional, garantindo que todos os envolvidos estejam aptos a utilizá-la para otimizar processos de ensino a distância e facilitar o acesso ao conhecimento.

Objetivos Específicos Desenvolver habilidades técnicas para utilizar as funcionalidades do Moodle de forma autônoma e eficaz. Familiarizar servidores e estudantes com os recursos pedagógicos do Moodle que facilitam o aprendizado e o engajamento. Implementar boas práticas para gerenciar cursos, atividades e avaliações dentro da plataforma. Promover a aprendizagem contínua e colaborativa por meio das ferramentas de comunicação do Moodle. Público-Alvo Servidores (professores e técnicos-administrativos): Habilitá-los para o uso pedagógico e administrativo da plataforma. Estudantes: Capacitar para o uso do Moodle, garantindo autonomia na navegação e interação com as disciplinas e atividades propostas. Metodologia O plano de aprendizagem será dividido em três módulos, cada um com atividades práticas e teóricas. O treinamento ocorrerá por meio de oficinas presenciais (quando possível) e cursos online, com suporte de materiais didáticos e tutoriais em vídeo.

Estrutura do Plano de Aprendizagem Módulo 1: Introdução ao Moodle e Navegação Básica Objetivo: Familiarizar servidores e estudantes com a interface do Moodle, ensinando a navegação e o acesso a cursos e recursos básicos. Conteúdos: Visão geral da plataforma Moodle: áreas principais, menus e funcionalidades. Navegação entre cursos e seções. Acesso a materiais didáticos (PDFs, vídeos, links). Interação com fóruns de discussão e envio de mensagens. Atividades Práticas: Login e configuração de perfil. Participação em um fórum de discussão. Download de materiais e visualização de vídeos e conteúdos multimídia. Material de Apoio: Tutorial em vídeo, apostila introdutória, guia de navegação rápida. Módulo 2: Recursos Pedagógicos e Ferramentas de Aprendizagem Objetivo: Capacitar servidores a criar conteúdos e atividades no Moodle e permitir que estudantes se familiarizem com esses recursos. Conteúdos: Ferramentas de criação de conteúdo: páginas, arquivos, pastas. Criação e uso de atividades: questionários, tarefas e fóruns. Utilização de recursos interativos: glossários, wikis e ferramentas de feedback. Ferramentas de comunicação: mensagens, avisos e calendários de eventos. Atividades Práticas: Criação de um questionário e uma tarefa no Moodle. Participação em uma wiki ou glossário. Configuração de um evento no calendário. Material de Apoio: Passo a passo detalhado para cada ferramenta, guia de melhores práticas pedagógicas no Moodle. Módulo 3: Avaliação e Gestão de Cursos Objetivo: Ensinar a gestão de avaliações, relatórios e o acompanhamento do progresso dos estudantes. Conteúdos: Criação de rubricas e critérios de avaliação. Monitoramento de progresso e engajamento dos estudantes. Emissão e análise de relatórios de desempenho. Integração de notas com o sistema de gestão acadêmica. Atividades Práticas: Configuração de notas e uso de rubricas em avaliações. Visualização e análise de relatórios de progresso dos estudantes. Simulação de feedback para atividades. Material de Apoio: Guias e modelos de rubricas, exemplos de relatórios e recomendações para feedback eficaz. Avaliação e Certificação Avaliação: Ao final de cada módulo, servidores e estudantes realizarão uma avaliação prática para medir o domínio das ferramentas abordadas. Exemplos de avaliações incluem criação de um curso fictício (servidores) e submissão de uma tarefa (estudantes). Certificação: Conclusão de todos os módulos e avaliações práticas dará direito a um certificado de participação e proficiência no uso do Moodle. Suporte e Acompanhamento Para garantir a continuidade do aprendizado e a resolução de dúvidas, será implementado um sistema de suporte contínuo, com:

Tutoriais em vídeo e FAQ: Disponibilizados permanentemente no Moodle. Plantão de dúvidas: Sessões semanais de atendimento com um tutor. Fórum de Apoio Técnico: Espaço para que usuários possam compartilhar dúvidas e soluções com a comunidade. Indicadores de Sucesso Taxa de Participação e Conclusão: Medir quantos participantes concluem cada módulo. Avaliação de Satisfação: Coletar feedback sobre a usabilidade do Moodle e a eficácia das atividades. Engajamento no Moodle: Análise de acessos e participação em atividades na plataforma. Esse plano estruturado garantirá que servidores e estudantes do IFB possam utilizar o Moodle com eficiência e segurança, promovendo uma experiência de ensino e aprendizagem enriquecedora e colaborativa.

1 resposta

Olá, Sueli! Tudo bem?

Seu plano de aprendizagem para o uso do Moodle no Instituto Federal de Brasília (IFB) está muito bem estruturado e detalhado. Você já delineou objetivos gerais e específicos, metodologia, módulos de ensino e até mesmo indicadores de sucesso. Isso é excelente!

Continue assim e bons estudos!