Para este projeto, além de adicionar o gráfico ao dashboard, ordenei o ranking de vendedores do maior para o menor e, seguindo a sugestão do professor, acrescentei um filtro para que o usuário possa selecionar o(s) período(s) desejado(s).
Abaixo está o processo que segui:
1) Ordenação do ‘Ranking Vendedores’
Na TBDN_Vendedores:
- cliquei na seta ao lado de “Rótulos de Linha”;
- selecionei Mais Opções de Classificação;
- escolhi Ordenar de A a Z, utilizando a coluna “Soma de Total”.
Dessa forma, a Tabela Dinâmica ficou do menor para o maior valor, mas o gráfico passa a exibir o ranking do maior para o menor.
2) Filtro por período
Inicialmente, segui as instruções do curso e criei uma Linha do Tempo para o gráfico ‘Ranking Vendedores’. Depois, pensei que, em uma situação real, seria interessante utilizar o mesmo filtro também para os indicadores das vendas mensais.
Para isso:
- selecionei a Linha do Tempo;
- acessei Linha do Tempo > Conexões de Relatório;
- marquei também a conexão com a TBDN_Vendas.
Assim, quando o usuário seleciona um ou mais meses, todas as informações do dashboard são atualizadas simultaneamente.
Além disso, percebi que a tabela de vendas possui dados apenas até agosto. Como a Linha do Tempo permitia selecionar meses sem registros, os gráficos ficavam em branco e alguns indicadores exibiam erros.
Então, para melhorar a experiência do usuário, troquei a Linha do Tempo por uma Segmentação de Dados. Dessa forma, o filtro exibe apenas os meses disponíveis e continuará sendo atualizado automaticamente casos novos meses sejam adicionados à tabela.
Versão final
Minha percepção
Achei este exercício uma ótima oportunidade para ir além da reprodução do passo a passo da aula. Enquanto trabalhava nele, fui pensando em como o dashboard poderia ser utilizado no dia a dia.
Isso me levou a explorar outras funcionalidades do Excel e a perceber como pequenas mudanças podem tornar um dashboard mais intuitivo, melhorando a experiência do usuário sem aumentar muito a complexidade da solução.
Uma dificuldade que eu encontrei foi manter a formatação das barras do gráfico ao aplicar os filtros. Pelo que consegui testar, o Excel redefine a cor e o texto das barras de acordo com o padrão do estilo selecionado.
Alguém conhece uma solução ou forma de contornar esse comportamento?