Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

[Projeto] Dashboard de vendas com filtro único

Para este projeto, além de adicionar o gráfico ao dashboard, ordenei o ranking de vendedores do maior para o menor e, seguindo a sugestão do professor, acrescentei um filtro para que o usuário possa selecionar o(s) período(s) desejado(s).

Abaixo está o processo que segui:

1) Ordenação do ‘Ranking Vendedores’

Na TBDN_Vendedores:

• cliquei na seta ao lado de “Rótulos de Linha”;
  • selecionei Mais Opções de Classificação;
  • escolhi Ordenar de A a Z, utilizando a coluna “Soma de Total”.

Dessa forma, a Tabela Dinâmica ficou do menor para o maior valor, mas o gráfico passa a exibir o ranking do maior para o menor.

2) Filtro por período

Inicialmente, segui as instruções do curso e criei uma Linha do Tempo para o gráfico ‘Ranking Vendedores’. Depois, pensei que, em uma situação real, seria interessante utilizar o mesmo filtro também para os indicadores das vendas mensais.

Para isso:

• selecionei a Linha do Tempo;
  • acessei Linha do Tempo > Conexões de Relatório;
  • marquei também a conexão com a TBDN_Vendas.

Assim, quando o usuário seleciona um ou mais meses, todas as informações do dashboard são atualizadas simultaneamente.

Além disso, percebi que a tabela de vendas possui dados apenas até agosto. Como a Linha do Tempo permitia selecionar meses sem registros, os gráficos ficavam em branco e alguns indicadores exibiam erros.

Então, para melhorar a experiência do usuário, troquei a Linha do Tempo por uma Segmentação de Dados. Dessa forma, o filtro exibe apenas os meses disponíveis e continuará sendo atualizado automaticamente casos novos meses sejam adicionados à tabela.

Versão final

Dashboard Meteora completo
Dashboard Meteora exibindo três meses de vendas
Dashboard Meteora exibindo um único mês

Minha percepção

Achei este exercício uma ótima oportunidade para ir além da reprodução do passo a passo da aula. Enquanto trabalhava nele, fui pensando em como o dashboard poderia ser utilizado no dia a dia.
Isso me levou a explorar outras funcionalidades do Excel e a perceber como pequenas mudanças podem tornar um dashboard mais intuitivo, melhorando a experiência do usuário sem aumentar muito a complexidade da solução.

Uma dificuldade que eu encontrei foi manter a formatação das barras do gráfico ao aplicar os filtros. Pelo que consegui testar, o Excel redefine a cor e o texto das barras de acordo com o padrão do estilo selecionado.
Alguém conhece uma solução ou forma de contornar esse comportamento?