Segue a forma como fiz meu desafio do loop usando while, realizando contagem de números.
Lembrando que aqui não precisamos interagir toda hora para que seja adicionado ou reduzido um número na contagem. Apenas utilizaremos o ++ ou -- para ir até um limite que definiremos no código.
Outra coisa pra você que está começando agora, o site que estava usando para fazer o jogo do amigo secreto está pegando os códigos do arquivo app.js que está no canto esquerdo do seu Visual Studio. Então sugiro que crie um novo arquivo (new file se estiver em inglês), e dê um nome com .js no final, exemplo desafio.js, em seguida vá no arquivo index.html e encontre na linha 28 (ou próxima dela) esta parte aqui:
Dica, para comentar várias linhas e poder inutilizar os desafios anteriores eu selecionei as linhas, cliquei em Ctrl + K e Ctrl + C, assim colocamos // no começo de todas as linhas selecionadas.
Segue como ficou meu código neste desafio:
//desafio 1 contar de 1 a 10 e mostrar no console
// let contador = 1;
// while (contador <= 10) {
// console.log (`contagem desafio 1: ${contador}`);
// contador++;
// }
//desafio 2 contar de 10 até 0.
// let contador = 10;
// while (contador >= 0) {
// console.log (`contador desafio 2: ${contador}`);
// contador--;
// }
//desafio 3 contagem regressiva, pede um número e conta dele até 0
// let numero = prompt ('Me fale um número menor que 20:');
// while (numero >= 0) {
// console.log (`Número desafio 3: ${numero}`);
// numero--;
// }
//desafio 4 contagem progressiva, pede um número e conta de 0 até ele
let numeroMaximo = prompt('Me fale um número menor que 20:');
let numero = 0;
while (numero <= numeroMaximo) {
console.log (`Número desafio 4: ${numero}`);
numero++;
}
Deixei mais detalhado pois quando fui fazer tive muita dificuldade em questões básicas por estar começando do zero e acredito que quem estiver no mesmo nível vai poder aproveitar estas dicas.