1
resposta

Projeto da Aula

Ola a todos tive problemas já no inicio da aula mais conseguir resvolver, primeiro foi a versão do JDK na minha máquina estou com a versão 24 tive que instalar a versão 17 e configurar o IntelliJ o segundo erro era no arquivo application.properties o password estava setado com senha aqui no meu PC o Mysql dexei sem a senha após isso rodo corretamente.
Agora em relação ao erro mostrado na primeira aula onde o campo complemento aparace null porque na classe DadosEndereco a variavel estava escrita complemeto e o correto é complemento pois bem ao fazer o que foi mostrado em aula e rodar no Postman comemou a gerar erro de NULL tive que deixar a variavel complemeto so assim funcionava corretamente.

1 resposta

Oi, Aldo, tudo bem?

Parabéns por sua proatividade em resolver as questões iniciais com a versão do JDK e a configuração do banco de dados! Essa habilidade de investigar e solucionar problemas é essencial na jornada de um desenvolvedor.

Sobre a questão do campo complemento gerando erro de null, o que você observou é um cenário clássico de mapeamento de dados. Quando você corrigiu o nome da variável na classe DadosEndereco para complemento, a sua API passou a esperar um campo JSON com esse nome exato.

O erro de null acontece porque, provavelmente, o corpo da sua requisição no Postman ainda estava enviando o campo com o nome antigo, com o erro de digitação ("complemeto").

Para resolver, basta ajustar a chave no corpo da requisição JSON que você envia pelo Postman, garantindo que ela corresponda exatamente ao nome do atributo na sua classe.

Exemplo do que verificar no JSON do Postman:

Provavelmente está assim (incorreto):

{
  "logradouro": "...",
  "bairro": "...",
  "complemeto": "Apto 123" 
}

Ajuste para (correto):

{
  "logradouro": "...",
  "bairro": "...",
  "complemento": "Apto 123" 
}

Essa atenção aos detalhes entre o que a API espera receber (sua classe Java) e o que está sendo efetivamente enviado (o JSON) é uma parte crucial do desenvolvimento de APIs.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade