Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Curso de jardinagem - persona e estratégias

Produto vendido: Curso de jardinagem

Problema relatado: Baixa visitação no e-commerce, logo, poucas vendas.

Persona: Regina, 40 anos. É mãe de uma adolescente de 13 anos, casada e trabalha com Arquitetura. Como hobbie, Gosta de fazer artesanato em suas horas vagas, e reproduzir tutoriais de DIY (faça você mesmo). Recentemente se mudou para uma casa nova e possui um quintal grande, cheio de espaço verde. Ela deseja reformar a área externa, e tem a ideia de fazer um jardim ela mesma, pois sempre admirou a beleza das flores e gostaria de ter esse espaço em casa. Ela conheceu a marca através do algoritmo do Instagram, que recomendou conteúdos da empresa, já que ela andava pesquisando sobre o assunto.

Estratégia - Instagram e E-mail

Instagram: Conteúdos sobre os benefícios de ter plantas em casa, o que elas agregam e trazem para o ambiente. Vídeos conceito, mostrando rotina de cuidados com as plantas e a evolução delas com o tempo. Também será propagado um anúncio patrocinado, onde ao clicar, o telespectador é levado a uma landing page, onde ele se cadastra para receber um ebook gratuito sobre os tipos que plantas ideais para ter em casa e os cuidados específicos com cada um.

E-mail:

  • Envio de newsletters semanais com títulos como "10 conselhos para quem quer aprender jardinagem" e "Veja o que NÃO fazer se quiser ter um jardim lindo e bem cuidado";
  • Aviso de webnars e eventos online, onde o lead pode marcar sua presença no site e participar de sorteios ao vivo;
  • Fotos e vídeos dos jardins dos alunos, mostrando o crescimento e evolução das plantas desde que começaram a cuidar da forma correta;
  • Em um momento futuro, após aquecer o lead, mandaríamos a oferta do curso, e com ele o convite para fazer parte de nossa comunidade, na qual realizamos encontros esporádicos para realizar eventos de jardinagem para os participantes e suas famílias.
1 resposta
solução!

Oi, Yasmin! Como vai?

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da forma como você construiu a persona, Regina, e como ela se conecta com o conteúdo do curso de jardinagem. A ideia de utilizar o Instagram para educar e engajar, seguida de uma estratégia de e-mail marketing com conteúdo relevante, está excelente! É uma ótima forma de criar um vínculo com a persona antes de oferecer o produto.

Uma dica simples: Ao escrever os títulos das newsletters, tente sempre incluir algo que desperte curiosidade ou um benefício claro para o leitor, como “Transforme seu quintal em um paraíso verde” ao invés de “Dicas de jardinagem”. Isso pode aumentar a taxa de abertura. Lembre-se de também segmentar seus leads com base no interesse, para enviar ofertas personalizadas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!