1
resposta

Projeto: Criar uma consultora financeira baseada nos extratos de banco

Boa noite,

Finalizei o curso e meu projeto pessoal é criar uma consultoria financeira que consiga criar recomendações baseando se nas transações mensais do usuário (diminuir gastos em tal categoria, investir em tal coisa, utilizar mais cartão de crédito e etc). Entendo que o último projeto é o que mais pode me ajudar nisso, gostaria de umas dicas de por onde começar em relação as funções específicas do chat gpt que podem me ajudar com isso e qual seria a melhor maneira de subir um arquivo de extrato mensal (pdf) para estar adequado ao chat gpt e eu ter menos retrabalho.

Excelente curso pessoal, muito obrigada.

1 resposta

Olá, Gleicy, como vai?

Para integrar o ChatGPT na sua consultoria financeira, uma boa estratégia seria usar o modelo para analisar padrões nas transações dos usuários e gerar recomendações personalizadas. Algumas funções úteis seriam:

1. Classificação de categorias de despesas: O ChatGPT pode identificar padrões e classificar automaticamente as transações em categorias como "Alimentação", "Transporte" etc.

2. Análise de gastos recorrentes: Você pode treinar o modelo para identificar gastos recorrentes e sugerir reduções em certas categorias.

Quanto à leitura de extratos em PDF, você pode converter esses arquivos para um formato mais acessível, como JSON ou CSV, para facilitar a análise. Existem bibliotecas como pdfplumber ou PyPDF2 em Python que podem extrair dados estruturados dos PDFs.

Após converter o PDF, o ChatGPT pode ajudar a interpretar os dados e gerar recomendações com base nas transações extraídas.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado