1
resposta

[Projeto] Criando um post para seu trabalho

Usei o chatGPT

O que eu pensei:
-Utilizar a palavra "passo" repetidamente de forma proposital em itens diferentes para verificar se ele não confundiria ao que me refiro.

Meu prompt
passo 1: Explique em 5 passos o que é LLM
passo 2: faça uma analogia divertida com uma música para cada um dos 5 passos
passo 3: Crie um post para o linkedin de forma divertida e criativa
passo 4: O post do linkedin deve incluir a #IAnaAlura

Resposta

Claro! Vamos por partes:

Passo 1: O que é uma LLM (Large Language Model) em 5 passos simples

1. É um tipo de inteligência artificial
    Uma LLM é uma IA treinada para entender e gerar linguagem humana.

2. Aprende com muito texto
    Ela é treinada com bilhões de palavras de livros, sites, artigos, etc.

3. Reconhece padrões de linguagem
    Ela entende como as palavras se relacionam e como formar frases coerentes.

4. Gera textos novos
    Com base em um comando, ela cria respostas, histórias, explicações e mais.

5. Não entende como um humano, mas parece que sim
    Ela simula conversas humanas com muita habilidade, mas não tem consciência.

Passo 2: Analogias com músicas para cada passo

1. “I’m a Survivor” – Destiny’s Child
    → A LLM é como uma IA que venceu todas as fases de treinamento para entender nossa linguagem.

2. “ABC” – Jackson 5
    → Aprender com texto é como voltar pra escola e estudar tudo de A a Z!

3. “Shape of You” – Ed Sheeran
    → A LLM reconhece os “formatos” da linguagem, como um hit que entende o ritmo e os padrões.

4. “Freestyler” – Bomfunk MC’s
    → Ela improvisa textos como um rapper mandando um freestyle no improviso.

5. “Everybody Wants to Rule the World” – Tears for Fears
    → Parece que sabe de tudo, mas na real tá só seguindo padrões – ela só finge que manda!

Passo 3: Post para o LinkedIn com humor e criatividade

Sabe quando uma IA começa a escrever melhor que você? Então... culpa da LLM!

Hoje descobri que:

1 LLM não é uma sigla de faculdade gringa.
2 Ela aprende lendo TUDO (sim, até aquela sua thread no Twitter de 2012).
3 Fica craque em padrões, tipo quem ouve “Evidências” uma vez e já canta o refrão.
4 Gera texto novo como quem improvisa no karaokê com confiança.
5 E mesmo sem entender como um humano… engana direitinho!

Se a IA fosse uma banda, a LLM seria a vocalista que sabe cantar em todos os estilos, de sertanejo a K-pop.

Tá duvidando? Pergunta pra #IAnaAlura

#IAnaAlura #inteligenciaartificial #LLM #tecnologia #aprendizado #linguagemnatural #diversãoenquantoaprende
(fim da resposta dele)

Aqui achei bem interessante o fato dele criar mais hashtags
Mas a essa altura, pensei que deveria ter sido ambigua para ver se ele entenderia pelo contexto, então só resolvi perguntar pra ele kkk
Aqui está o resultado:

Excelente pergunta — e a resposta curta é: provavelmente sim, mas com margem de ambiguidade.

Vamos explicar com mais clareza:

Análise do seu "passo 2":

"faça uma analogia divertida com uma música para cada um dos 5 passos"

Esse enunciado sozinho já sugere fortemente que você está se referindo a cinco passos anteriores — o que levaria à inferência de que eles deveriam estar no "passo 1".

Mesmo que você não tivesse escrito "Explique em 5 passos..." no passo 1, o termo "os 5 passos" no passo 2 ainda me faria buscar onde esses 5 passos foram definidos.

Como o modelo interpreta isso:

• O modelo usa contexto de conversa, então como "passo 2" vem imediatamente após "passo 1", e o conteúdo do passo 1 envolve uma explicação dividida em partes, há um alto grau de inferência possível.
  • Se houvesse ambiguidade (por exemplo, se houvesse outros conjuntos de 5 coisas na conversa), eu provavelmente pediria esclarecimento.

Conclusão:

Mesmo sem a explicitação, sim, eu muito provavelmente entenderia que o passo 2 se refere aos 5 passos criados no passo 1 — porque a estrutura da conversa orienta essa interpretação.

Mas sua pergunta é ótima porque toca num ponto sutil de linguagem e contexto — algo que LLMs (como eu) precisam analisar o tempo todo.
(Fim da resposta dele)

De fato parece que estou conversando com alguém kkk
A linguagem natural, de fato, é surpreendente!
Tinha vários emotes, tive que tirar para conseguir postar...

1 resposta

Olá! Como vai?

Que abordagem criativa e divertida para explicar um tema técnico!

Sua solução mostra domínio conceitual ao descrever o funcionamento das LLMs em passos claros e objetivos. A escolha das músicas como analogia traz leveza e aproxima o conteúdo de diferentes públicos, enquanto o post para o LinkedIn demonstra excelente senso de humor e habilidade em engajar com linguagem acessível. Além disso, o cuidado com as hashtags amplia o alcance e reforça a identidade da publicação.

Uma sugestão seria explorar visualmente essas analogias musicais em formato de carrossel ou infográfico para tornar o conteúdo ainda mais atrativo nas redes.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!