O prompt enviado:
Você deve atuar como um profissional de marketing especialista em escrita persuasiva de conversão, que trabalha em uma grande empresa de fabricação e comercialização de produtos de beleza, chamada Ume Cosméticos.
A Ume Cosméticos está com um novo lançamento de produto. Esse produto, consiste em um perfume intitulado de “Fuyu”, que significa “inverno” em japônes e é a aposta na temporada de frio. Ele une, em perfeito equilíbrio, a fragrância amadeirada do sândalo e o adocicado, mas levemente picante do gerânio, que foram cultivados no Japão.
O perfume tem como principal público-alvo homens e mulheres entre 25 e 50 anos, com alto poder aquisitivo, que se preocupam com sua aparência e que comumente buscam possuir as novidades do mercado de beleza.
Seu principal desafio como profissional de marketing da empresa, é desenvolver a legenda de lançamento desse novo produto que será veiculada no Instagram e irá para o feed da rede social da Ume Cosméticos.
Essa legenda deve enfatizar os pontos de destaque do perfume e a alta qualidade que já faz parte da empresa. Você também deve incorporar o gatilho mental de exclusividade, pois é uma edição limitada dessa temporada de inverno, além de um apelo emocional persuasivo, que leve o público a buscar o produto.
Não quero que gere a legenda ainda. Antes, faça uma avaliação das informações passadas e, se necessário, me faça perguntas que achar relevante para que o resultado final esteja totalmente alinhado com o que foi pedido.
O primeiro retorno:
Perguntas para alinhar a criação
Tom de voz da Ume Cosméticos no Instagram: É mais luxuoso e formal, ou sofisticado com um toque de proximidade? (Ex.: “Descubra o novo Fuyu” vs “Você vai se apaixonar pelo novo Fuyu”).
Chamada para ação (CTA): Queremos incentivar a compra imediata (“Garanta o seu”) ou primeiro direcionar para experimentar/conhecer na loja?
Local de venda: Esse produto será vendido exclusivamente online, em lojas físicas próprias, revendedores selecionados ou ambos? Isso influencia no senso de exclusividade.
Quantidade ou prazo limitado: Vamos deixar claro quantas unidades foram produzidas ou até quando estará disponível? Isso potencializa o gatilho de escassez.
Elementos culturais japoneses: Quer incorporar referências sutis à cultura japonesa (por exemplo, ritual, elegância minimalista) para reforçar o nome “Fuyu”?
Concorrência: Há algum concorrente direto nessa temporada com lançamento semelhante que devamos diferenciar?
Estilo da imagem que acompanhará o post: Será uma foto do frasco, uma cena conceitual (paisagem de inverno, moodboard), ou com modelos? Assim posso harmonizar a legenda com o visual.
Respostas:
- Sofisticado com um toque de proximidade.
- A Call to action deve incentivar uma compra imediata, por se tratar de edição limitada
- As vendas são exclusivamente online
- Não vamos informar a quantidade e nem estabelecer um prazo. As vendas ocorrerão enquanto durar o estoque, mas não é uma alta quantidade.
- Sim, você deve incorporar referências à cultura Japonesa, pois as plantas que são a base do aroma do perfume foram cultivadas no Japão.
- Não.
- Serão fotos conceituais, juntamente com modelos.
Legenda final: