1
resposta

[Projeto] Criação de VPN ou uma outra sugestão

Tenho um linux embarcado e queria acessa-lo remotamente da minha casa, ou seja o linux estará em uma rede e eu em outra. E dai queria acessa-lo e comanda-lo via ssh por exemplo ou outro protocolo de comunicação que seja possivel estando com o ip dele visivel.

Então pensei que configurar uma VPN pudesse ser a solução, mas não sei por onde começar, tipo, não sei qual ferramentas e o que estudar para conseguir realizar esse projetinho.

Será que alguem pode me dar uma luz?

1 resposta

Olá Ana, tudo bem?

Para acessar seu Linux embarcado remotamente, uma VPN pode ser uma ótima solução. Existem diversas ferramentas disponíveis para configurar uma VPN, como o OpenVPN, WireGuard e StrongSwan.

Para começar, sugiro que você pesquise sobre essas ferramentas e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades. Em seguida, você pode seguir tutoriais online que explicam passo a passo como configurar a VPN escolhida.

Além disso, é importante lembrar que a configuração de uma VPN envolve conhecimentos de redes e segurança. Por isso, é recomendável que você estude esses temas antes de começar a configurar a VPN.

Espero ter ajudado e bons estudos!