1
resposta

[Projeto] Criação de pastas com base em uma lista

Boa tarde , Tenho um desafio de segregar fotos de diferentes conteúdos. Gostaria de otimizar essa rotina utilizando comandos do prompt, para tal demanda tenho os seguintes passos:

• mover as diversas fotos do cartão de memória da máquina fotografica para o meu computador (Consigo mover facilmente utilizando o comando move para a pasta FOTOS)
  • após isso preciso criar diversas pastas com o nome dos objetos fotografados (Ex.: Foram fotografados: Girasol, Orquídea,Coqueiros, Rosas e Margaridas) - É possível criar essas pastas a partir de uma lista ?
  • após a criação das pastas, preciso mover todas as fotos do Girasol para a pasta Girasol e assim sucessivamente.

é possível criar um arquivo .bat que realize essa tarefa?

Desde já meus agradecimentos Att Taiany Caetano

1 resposta

Olá Taiany Caetano,

Sim, é possível criar um arquivo .bat para realizar essas tarefas. Vou te mostrar um exemplo de como você pode fazer isso.

Primeiro, vamos criar um arquivo .txt com o nome das pastas que você quer criar. Vamos chamar esse arquivo de lista.txt e colocar os nomes das pastas nele, um nome por linha:

Girasol
Orquídea
Coqueiros
Rosas
Margaridas

Agora, vamos criar o arquivo .bat. Vou chamar ele de mover_fotos.bat. Aqui está um exemplo de como ele pode ser:

@echo off
setlocal enabledelayedexpansion

:: Mover fotos para a pasta FOTOS
move D:\Cartao\*.* D:\FOTOS\*.*

:: Criar pastas a partir da lista
for /F "tokens=*" %%a in (lista.txt) do (
    mkdir D:\FOTOS\%%a
)

:: Mover fotos para as respectivas pastas
for /F "tokens=*" %%a in (lista.txt) do (
    move D:\FOTOS\%%a*.* D:\FOTOS\%%a\*.*
)

Nesse script, primeiro estamos movendo todas as fotos do cartão de memória para a pasta FOTOS. Depois, estamos lendo a lista.txt e criando uma pasta para cada linha do arquivo. Por fim, estamos movendo as fotos para as respectivas pastas. Note que estou supondo que o nome das fotos começa com o nome da pasta para onde elas devem ser movidas.

Lembre-se de substituir D:\Cartao e D:\FOTOS pelos caminhos corretos no seu computador.

Espero que isso te ajude, te dê pelo menos uma luz sobre.

Espero ter ajudado e bons estudos!