Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Contagem regressiva

def contagem_regressiva():
    for contagem in range(10,0,-1):
        if contagem % 2 == 0:
            print (f'Faltam apenas {contagem} segundos - Não perca essa oportunidade!')
            contagem -= 1
        elif contagem % 2 != 0:
            print (f'A contagem continua: {contagem} segundos restante.')
    return('Aproveite a promoção agora!')

tempo = contagem_regressiva()
print(tempo)
1 resposta
solução!

Oi, Evandro. Tudo bem com você?

Sua solução atende à lógica proposta pela atividade e as mensagens são exibidas de acordo com a paridade dos números da contagem. A utilização do range(10, 0, -1) também está correta para realizar a contagem regressiva.

Há apenas um detalhe que pode ser simplificado: a instrução contagem -= 1 dentro do for não produz efeito na iteração seguinte, pois o valor de contagem é controlado pelo próprio range. Dessa forma, essa linha pode ser removida sem alterar o resultado do programa.

Como exemplo, mesmo quando contagem vale 10 e você faz contagem -= 1, na próxima repetição o laço utilizará automaticamente o valor 9 definido pelo range.

Parabéns pela resolução e obrigado por compartilhar seu código. O fórum está à disposição para acompanhar sua evolução nos estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!