O intuito aqui é fazer uma caixa para digitação e um botão onde depois de tentar adivinhar o numero, aí um alerta vai dizer se está certo ou errado.
<meta charset="UTF-8">
<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>
<script>
// aqui a gente bota o valor do que queremos
var segredo = Math.round(Math.random() * 10);
//falando //parametro, tem que ser a mesma
var input = document.querySelector("input");
//Assim que a variavel input for descrita já podemos dar o comando focus que é para assim que entrar na página já estar selecionado o local para digitação.
input.focus();
//Esse query selector fala assim " Ô documento, pega essa tag "input" que ta la no mundo html e joga na variavel input pra eu trabalahr com ela no java script e e por isso que ele recebe com parametro o nome da tag
function verifica () {
//dica: Se botar console.log(segredo) você consegue ver no console das configurações da página web o número, para ter certeza que está funcionando certinho.
console.log(segredo)
//botamos uma função para ele dar inicio ao programa só quando eu botar um valor na caixinha.
if(input.value == segredo) {
//Aqui a gnt bota o "if" para dizer se o valor do input for igual ao segredo aparece o alerta.
alert("Você Acertou!");
} else {
// bota o "else" se não, aparece que errou.
alert("Você ERROU!!!!!!");
}
//Você pode botar input.value para quando você botar o valor e clicar na caixa para checar se está certou ou errado ele vai limpar a caixa para você.
input.value = "";
//Com o input.focus ele faz assim que você checar se está certou o errado já fica focado na caixinha de digitação, fica focado lá só no ponto de você digitar
input.focus();
}
var button = document.querySelector("button");
button.onclick = verifica;
</script>
Botei algumas dicas e instruções só para fixar mais fácil na memória.