1
resposta

[Projeto] Consolidando seu conhecimento 8 / JavaScript e HTML

O intuito aqui é fazer uma caixa para digitação e um botão onde depois de tentar adivinhar o numero, aí um alerta vai dizer se está certo ou errado.

<meta charset="UTF-8">

<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>

<script>
    // aqui a gente bota o valor do que queremos 
    var segredo = Math.round(Math.random() * 10);
                //falando			//parametro, tem que ser a mesma 
    var input = document.querySelector("input");
    //Assim que a variavel input for descrita já podemos dar o comando focus que é para assim que entrar na página já estar selecionado o local para digitação.
    input.focus();
    //Esse query selector fala assim " Ô documento, pega essa tag "input" que ta la no mundo html e joga na variavel input pra eu trabalahr com ela no java script e e por isso que ele recebe com parametro o nome da tag 

function verifica () {
        //dica: Se botar console.log(segredo) você consegue ver no console das configurações da página web o número, para ter certeza que está funcionando certinho.
        console.log(segredo)

//botamos uma função para ele dar inicio ao programa só quando eu botar um valor na caixinha.

if(input.value == segredo) {
        //Aqui a gnt bota o "if" para dizer se o valor do input for igual ao segredo aparece o alerta.	

alert("Você Acertou!");

} else {

// bota o "else" se não, aparece que errou.
            alert("Você ERROU!!!!!!");
        }
        //Você pode botar input.value para quando você botar o valor e clicar na caixa para checar se está certou ou errado ele vai limpar a caixa para você.
        input.value = "";
        //Com o input.focus ele faz assim que você checar se está certou o errado já fica focado na caixinha de digitação, fica focado lá só no ponto de você digitar
        input.focus();
    }

var button = document.querySelector("button");

button.onclick = verifica;

</script>

Botei algumas dicas e instruções só para fixar mais fácil na memória.

1 resposta

Oi Jefferson, tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar mais esse conhecimento, e suas preciosas anotações com a nossa comunidade.

Eu sei que isso irá ajudar muitos estudantes que estão aprendendo esse conteúdo.

Ah e o código está muito bem organizado e indentado, da para entender certinho o que é cada coisa. Parabéns por isso.

Caso precise eu estarei à disposição para te ajudar!

Abraços e bons estudos!