Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3 respostas

Olá, Marcos! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Vi que você explorou o Vitest para testes automatizados em JavaScript, utilizou muito bem o Testing Library para simular interações e ainda compreendeu a importância da acessibilidade com axe para validar conformidade com WCAG 2.1 AA.

Continue postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Cobertura: incluir testes para estados de carregamento e mensagens de erro.
  • Organização: separar testes de acessibilidade, navegação e renderização em arquivos distintos.
  • Manutenção: criar mocks reutilizáveis para evitar repetição de código.

Alguns materiais podem estar em inglês, mas é possível compreendê-los usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador.

Ah, uma pergunta: você acha mais interessante continuar praticando com testes de componentes isolados para consolidar fundamentos ou avançar para testes de integração cobrindo fluxos completos de navegação e autenticação?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum. Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

obrigado pelo feedback professor!!

Acredito que tenha me confundido com algumas dad boas praticas de organização...

acredito que isolar os testes me garante uma segurança amais e clareza no codigo, uma melhor aprendizagem sobre os fundamentos e logica de programação, mas o teste de fluxos completos me da a visão do funcionamento das aplicações / conexões, pro momento testes unitarios para fortalecer meus fundamentos

Olá, Gabriel! Tudo bem?

Gostei muito da sua reflexão sobre esse assunto.

Você destacou bem a diferença entre testes unitários e testes de fluxo completo:

• Testes de fluxo completo: oferecem a visão sistêmica, mostrando como as partes se conectam e funcionam juntas na aplicação.
  • Testes unitários: garantem clareza, segurança e fortalecem a lógica fundamental. Além de ajudarem a consolidar os conceitos de programação.

Sua escolha de focar primeiro nos testes unitários é bastante estratégica, porque cria uma base sólida. Depois, ao avançar para os testes de fluxo, você terá mais confiança de que cada parte isolada já está funcionando corretamente.

Parabéns pela forma consciente de organizar seu aprendizado, isso vai te dar consistência e evolução contínua.

Forte abraço e siga firme nos estudos!