Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

[Projeto] Comunicação assertiva

Gostei bastante deste tema, pois ele me fez refletir sobre a forma como me comunico com as pessoas no dia a dia. Em algumas situações, percebo que, mesmo transmitindo uma informação, a outra pessoa ainda pode ficar com dúvidas ou não compreender completamente a mensagem. Após o estudo sobre comunicação assertiva, entendi a importância de adaptar a forma de transmitir as informações para garantir que a mensagem seja clara e objetiva. Por isso, pretendo colocar esse aprendizado em prática, buscando melhorar minha comunicação tanto nas conversas presenciais quanto nas mensagens escritas, tornando minhas orientações mais compreensíveis e eficazes.

3 respostas

muito bom o conteudo.

Oi, Tatianny. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar sua reflexão. É muito interessante perceber como o estudo da comunicação assertiva nos leva a observar situações do cotidiano sob uma nova perspectiva. Um dos pontos mais importantes desse tema é justamente compreender que comunicar não significa apenas transmitir uma informação, mas também garantir que ela seja compreendida da forma esperada.

Sua observação sobre adaptar a comunicação ao contexto e à pessoa que recebe a mensagem é bastante relevante. Em ambientes profissionais e pessoais, essa habilidade contribui para reduzir mal-entendidos, fortalecer relacionamentos e tornar as interações mais produtivas.

Como você pretende aplicar a comunicação assertiva em uma situação específica da sua rotina para tornar suas mensagens ainda mais claras?

Parabéns pela reflexão e pelo comprometimento com seu desenvolvimento. Continue compartilhando seus aprendizados. O fórum está à disposição para apoiar sua jornada.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Que legal saber disso!

Eu também fiz esse curso e gostei bastante da ideia central dele. Me fez refletir o quanto, inconscientemente, podemos nos comunicar de maneira errada.