Estava pensando sobre esse assunto e decidi compartilhar o meu entendimento sobre isso... Vocês concordam comigo? Discordam de migo? haha
O marketing evoluiu, e isso já sabemos. O que antes era uma fase de vender, focar no preço e produzir mais pra atrair, passou por outras fases voltadas pra crenças/valores, relacionamento com o cliente, automação, tecnologia de dados e agora responsabilidade social e sustentável.
Todas as fases são importantes, e dependendo do objetivo da sua empresa, uma vai se encaixar melhor pra atrair o consumidor.
Não dá pra pegar uma loja de roupa de Madureira por exemplo e utilizar a estratégia da fase 6, falando sobre responsabilidade ambiental pro consumidor, isso é admirável mas talvez não impacte tanto o consumidor do que colocar energia em outro foco, não por que isso não é importante pras pessoas, mas por que quando se compra uma roupa em um lugar onde o preço importa mais e a quantidade também, não tem como pensar nisso.
Temos ovos de galinhas felizes no mercado, mas quantas pessoas compram? A iniciativa é belíssima, mas não cabe no bolso de muitos consumidores.
E isso pode ser aplicado pra todas as fases, eu já fui em restaurantes em que o relacionamento com o consumidor não era bom, e isso me afetou de forma que eu não retorno, mas pra minha família não importou pois o preço era baixo, outra estratégia de marketing. Mas, pegaram eles em outro ponto, o preço era baixo e a qualidade também, então não foi satisfatório pra eles retornarem, eles não entenderam o consumidor, só o preço.
Cada fase tem seu valor, com certeza tem pessoas que adoram esse restaurante e não ligam pro restante, então, talvez eles tenham entendido seu público.
O importante é entender onde sua empresa está nessas fases e saber se esse é o caminho correto, saber aproveitar um pouco de cada fase e colocar energia onde mais importa.
Vamos hablar!!