Minha escolha de roteiro foi - Modelo 2 – Roteiro em tópicos. Como sou da área de educação, busquei um cenário de sala de aula;
•** Nome da aula: **Classe de palavras, aprendendo a aplicar
• Título do conteúdo: Tudo pode ser classificado
• Tópico 1: Escolha da série/filme/desenho favorita ou que maratona no momento
A partir disso, vamos pedir para que os alunos escrevam a frase que lembram que marcaram eles. Depois, colocamos numa caixinha e sorteamos para fazer a 1º classificação juntos. Com um cenário próximo e real deles, a atenção se redobra para que eles descubram como aquela frase se tornou tão impactante;
•Tópico 2: Eu como professora, faço a primeira classificação de palavras, explicando cada termo que a palavra ou frase leva, e o porque ela é importante naquele cenário;
• Tópico 3: perguntar pra sala se eles já tinham refletido que cada frase é montada com um objetivo e se eles podem identificar qual o objetivo daquela frase, mesmo que sem contexto e como eles a compreendem.
• Tópico 4: finalizar que uma frase bem construída, pode ter um entendimento completo se usada a classe de palavras completas. Depois, deixar o nome de cada classe na lousa/PPT com o breve significado de cada uma.
• Atividade prática: Em grupos de 3 ou 4 pessoas, eles terão que fazer a própria separação de classe de palavras de uma frase e trazer o objetivo da frase. Com o gabarito das classes de suporte na lousa, a professora vai de grupo em grupo perguntando como está o projeto e se precisam de ajuda com alguma parte.
Por fim, cada grupo apresenta após a validação da professora dentro de cada grupo para exercitar o entendimento e linguagem que será visto por outros colegas, o intuito é que todos eles consigam apresentar e que os seus colegas entendam.
O que acham do meu roteiro?