1
resposta

[Projeto] Como expandir essa experiência além da tela?

É difícil ter acesso a essa experiência completa, quase que como a experiência de cada pessoa com a empresa/produto por assim dizer, são várias dependências, atendimento, de entrega, de suporte, ... O mais comum fica na criação e desenvolvimento, que apesar de entender que não é somente uma tela, ou um sistema web, é colocado nessa caixinha pela falta realmente de alguém que permita esse acompanhamento completo do sistema de funcionamento da empresa e também pela demanda de uma equipe e não somente uma pessoa. Me sinto atualmente assim, não somente pela falta de tempo e por ser só eu como designer, mas não consigo nem enxergar hoje, na empresa que trabalho, alguém que consiga fazer e trazer essa visão em todos os processos, mesmo percebendo a demanda.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Luana. Tudo bem com você?

Sua reflexão sobre a amplitude da experiência do usuário vai diretamente ao ponto central do que Don Norman trouxe com o termo UX. Ele foi além da interface e da usabilidade, que eram os focos da época, para abranger todos os pontos de contato entre a pessoa e o produto, o serviço ou a empresa. Sua percepção de que a experiência completa envolve atendimento, entrega e suporte está alinhada a essa visão.

Seu trabalho como designer é fundamental para iniciar essa mudança, mesmo com poucos recursos. A visão que você tem sobre o todo é necessária para a melhoria dos processos.

Tente mostrar como a falta dessa visão mais ampla pode afetar os resultados da empresa. Reúna dados, feedbacks de clientes e exemplos de problemas que poderiam ser evitados com uma experiência mais completa. Isso pode ajudar a construir o argumento para a necessidade de mais investimento e pessoas na área.

Obrigado por compartilhar sua reflexão conosco.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!