1
resposta

[Projeto] Como criar um conteúdo pra redes sociais focado em uma live gamer?

Boa tarde, equipe Alura!

O meu problema tem à ver com um formato de vídeo específico para redes sociais no caso o Tik Tok e o Instagram, eu trabalho editando vídeos pra uma streamer que faz lives de jogos na twitch; e inicialmente eu fazia muitos vídeos pro instagram com menos de um minuto um "shorts" por assim dizer, mas eu parei recemente com isso, porque eu acho que tanto o formato quanto a qualidade de renderização do vídeo, não estava boa pra essas plataformas. Atualmente só edito vídeos dessa mesma streamer pro YouTube, com os cortes das lives que duram em média de 13 à 15 minutos. Vocês teriam alguma referência, método ou técnica capaz de melhorar esse tipo de vídeo de forma que consiga mais engajamento no YouTube?

1 resposta

Cara a forma mais prática de engajar nas redes sociais tem sido os ''Shorts'' mesmo, você pode tentar estudar sobre como tá sendo feita a render, o instagram mesmo tem vários macetes pra você conseguir a melhor qualidade possível, outro jeito que funciona bem é você interagir de forma direta com outras pessoas, conversando no direct e etc. Outro fator é sempre manter uma frequência de postagem, isso aumenta o alcance do canal.

Da uma olhada nesse vídeo sobre render pro instagram, talvez te ajude.

*Agora vai umas dicas gerais para você e sua Streamer trabalharem: *

1. Comece com uma boa pré-produção: Certifique-se de que a iluminação, som e enquadramento estejam adequados antes de começar a gravar. Isso ajudará a melhorar a qualidade geral do seu vídeo.

2. Crie uma introdução atraente: Use os primeiros segundos do seu vídeo para prender a atenção do espectador. Uma introdução bem-feita pode fazer toda a diferença na retenção do público.

3. Faça cortes precisos: Use cortes precisos para manter o ritmo do vídeo e evitar momentos de tédio. Lembre-se de que a maioria dos espectadores tem uma atenção curta e podem perder o interesse rapidamente.

4. Adicione legendas: Legendas ajudam a tornar o seu conteúdo mais acessível para um público mais amplo. Elas também podem ajudar a melhorar a retenção do público.

5. Adicione música: A música pode ajudar a manter o público engajado e criar uma atmosfera emocional que complementa o seu conteúdo. Certifique-se de escolher uma música que se encaixa no tom e no tema do seu vídeo.

6. Use boas miniaturas: As miniaturas são a primeira coisa que os espectadores veem antes de clicar em um vídeo. Certifique-se de que sua miniatura seja atraente e represente com precisão o conteúdo do vídeo. Tem bastante curso aqui na Alura ensinando a como fazer um design que chame atenção e como usar os elementos a seu favor.

7. Promova o seu conteúdo: Como eu já disse anteriormente, compartilhe o seu conteúdo em suas redes sociais e envie-o para pessoas.

8. Analise o desempenho do vídeo: Use as ferramentas de análise do YouTube para acompanhar o desempenho do vídeo. Lá mostra muita informação útil, tempo de vídeo, momento mais assistido e etc.

9. Use as Tags relevantes: Adicionar palavras relevantes na descrição do vídeo, nos títulos e nas tags pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu vídeo no YouTube. Use palavras que descrevam o conteúdo do vídeo de maneira precisa e clara, assim o algoritmo vai indicar o vídeo para o público desejado.

Se precisar de mais algo me chama no Discord: Paone#5260