1
resposta

[Projeto] Como conectar um endpoint de uma API

Estou fazendo a configuração de um dashboard no Looker Studio e uma das plataformas que irei integrar a este dash, irá me entregar um endpoint de uma api para confugurar os dados. Confesso que nunca fiz uma integração como essa no Looker Studio. Alguém poderia me dizer como isso funciona em um passo a passo ou se há alguma formação aqui que possa me ajudar com esse conhecimento?

1 resposta

Olá, Rudinei! Tudo bem?

Vou deixar abaixo um passo a passo para conectar um endpoint de API no Looker Studio:

  1. Entenda o Endpoint da API:
    • Você precisa ter a URL do endpoint da API e as credenciais necessárias (como tokens de autenticação).
  2. Use um Conector de API:
    • No Looker Studio, você pode usar conectores de terceiros que facilitam a integração com APIs. Um exemplo é o conector "API Connector" do Google Sheets, que pode ser usado em conjunto com o Looker Studio.
  3. Configuração no Google Sheets:
    • Abra o Google Sheets e instale o complemento "API Connector" (você pode encontrá-lo na G Suite Marketplace).
    • Após a instalação, abra o complemento e configure uma nova solicitação de API.
    • Insira a URL do endpoint e as credenciais necessárias.
    • Execute a solicitação para trazer os dados da API para o Google Sheets.
  4. Importar Dados para o Looker Studio:
    • No Looker Studio, crie uma nova fonte de dados e selecione Google Sheets.
    • Escolha a planilha onde os dados da API foram importados.
    • Configure os campos conforme necessário para criar seu relatório.

Exemplo:

Suponha que você tem um endpoint da API que retorna dados de vendas. Vou deixar abaixo um exemplo de como configurar isso:

  1. Endpoint da API: https://api.exemplo.com/vendas
  2. Configuração no API Connector:
    • URL: https://api.exemplo.com/vendas
    • Método: GET
    • Cabeçalhos de Autenticação: Authorization: Bearer SEU_TOKEN_AQUI
  3. Executar e Importar Dados:
    • Execute a solicitação no API Connector para trazer os dados para o Google Sheets.
    • No Looker Studio, importe a planilha e configure os campos de vendas para criar visualizações no seu dashboard.

Espero ter ajudado!

Abraço ✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!