1
resposta

[Projeto] Comentário

Considero que sou uma pessoa que se adapta ao ambiente e às pessoas ao meu redor. Dependendo do contexto e da convivência, posso apresentar características mais introvertidas ou extrovertidas. Em situações nas quais me sinto confortável, consigo me comunicar e me expressar com mais facilidade. Já em ambientes mais reservados ou desconhecidos, costumo ser mais observadora e introspectiva.

1 resposta

Olá, Jamilly. Como vai?

Sua autoanálise é excelente e descreve um perfil de comunicação altamente valioso no mercado: a flexibilidade. O comportamento que você mencionou — de transitar entre a extroversão e a introspecção dependendo do ambiente — está muito alinhado com o conceito de comunicador camaleão ou ambivertido.

Muitas pessoas acreditam que, para se expressar bem, é preciso ser extrovertido o tempo todo. Na realidade, a habilidade de ser uma pessoa observadora e introspectiva em ambientes desconhecidos é uma grande vantagem estratégica. Ela permite que você faça uma leitura de cenário antes de falar, identificando o tom ideal, as expectativas das pessoas e as regras não escritas daquele espaço.

Para complementar o seu aprendizado sobre como se expressar bem e garantir que você seja compreendida, mesmo nesses ambientes onde você costuma ser mais reservada, você pode aplicar três técnicas práticas de adaptação:

• Escuta Ativa como Trampolim: Use o seu lado observador a seu favor. Em reuniões ou conversas com pessoas desconhecidas, preste atenção nas palavras-chave que elas usam. Quando você decidir falar, valide o que o outro disse antes de expor sua ideia (ex: "Concordo com o ponto que você trouxe sobre X, e complementando isso..."). Isso gera conexão imediata.
  • Preparação Prévia: Se você sabe que estará em um ambiente desconhecido onde precisará se posicionar (como uma apresentação ou dinâmica), estruture os seus principais pontos em tópicos antes de sair de casa. Ter um roteiro mental reduz drasticamente a ansiedade e ajuda a destravar a comunicação.
  • Linguagem Corporal Aberta: Nos momentos em que preferir apenas observar, cuide para que sua postura física não pareça defensiva (como braços cruzados ou olhar totalmente voltado para baixo). Manter o contato visual sutil e balançar a cabeça positivamente demonstra que, embora silenciosa, você está totalmente conectada e presente na conversa.

A boa comunicação não tem a ver com quem fala mais alto ou o tempo todo, mas sim com a capacidade de ler o contexto e entregar a mensagem certa, no momento certo. Você já tem a sensibilidade para ler o ambiente, o próximo passo é usar essa leitura para calibrar a sua voz com segurança.

Espero que possa ter lhe ajudado!