Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] comandos com exemplos

A minha tarefa foi realizada com um tema que afetou muito os sentimentos de nós brasileiros este ano. E adorei a explicação final da IA utilizada (Copilot)

Prompt: Quero que você siga os exemplos e me dê a tradução para a última frase em português.

Inglês: Having a dog at home is very good for mental health.
Português: Ter um cachorro em casa é muito bom para a saúde mental

Inglês: Most people like having dogs at home.
Português: A maioria das pessoas gostam de ter cachorros em casa

Inglês: Mistreating animals is cruelty.
Português: Maltratar animais é crueldade

Inglês: Those who mistreat animals are inhumane.
Português:

Resposta: Português: Aqueles que maltratam animais são desumanos.

Prompt : Agora quero que você me traga qual o sentimento da última frase de acordo com os sentimentos mencionados em cada exemplo.
Ter um cachorro em casa é muito bom para a saúde mental
Positivo

A maioria das pessoas gostam de ter cachorros em casa
Positivo

Maltratar animais é crueldade
Negativo

Aqueles que maltratam animais são desumanos.

O sentimento da última frase — “Aqueles que maltratam animais são desumanos” — é Negativo, assim como no exemplo anterior sobre crueldade.

Isso acontece porque a frase expressa reprovação e condenação moral, destacando uma característica negativa atribuída às pessoas que maltratam animais.

2 respostas

Oi, Neusa. Tudo certo?

Você aplicou muito bem as técnicas de one-shot e few-shot prompting de forma encadeada: primeiro usou exemplos para guiar a tradução, depois aproveitou o mesmo contexto para pedir a análise de sentimento. Esse encadeamento de prompts dentro de uma mesma conversa é uma forma eficiente de trabalhar, porque o modelo já carrega o contexto anterior e você não precisa reconstruir tudo do zero a cada instrução.

A escolha do tema também tornou o exercício mais significativo, o que ajuda a perceber como essas técnicas funcionam em situações que têm peso real, e não só em exemplos genéricos.

Vale explorar o que acontece quando você muda a ordem ou o número dos exemplos em um mesmo prompt. Testar com dois exemplos positivos seguidos de um negativo, por exemplo, pode revelar se o modelo tende a seguir o padrão mais recente ou se mantém a análise consistente independentemente da sequência. Esse tipo de teste ajuda a entender os limites e o comportamento da ferramenta com mais profundidade.

Obrigado por compartilhar o seu trabalho aqui no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Olá Mike! Tudo certo?

Obrigada pelo retorno. Seguindo a sua sugestão refiz o exercício. Fiz com várias possibilidades e o modelo respondeu corretamente em todas, mesmo mudando a sequência e até a forma de abordar as perguntas. Segue os resultados.

1) Negativo,Negativo,Positivo

Quero que você analise cuidadosamente os exemplos das três primeiras frases e me dê qual é a situação da última entre positivo ou negativo.

Ter um fluxo de caixa sem estrutura e sem organização é importante para se manter a saúde financeira da empresa e poder tomar decisões assertivas e estratégicas.

Negativo

Deixar de pagar fornecedores não afeta as relações da empresa com eles, pois pode-se pagar quando tiver dinheiro em caixa.

Negativo

É preciso monitorar cuidadosamente as contas a receber, pois caso os clientes se tornem inadimplentes pode afetar o fluxo de caixa da empresa.

Positivo

Toda empresa precisa ter um bom acompanhamento do seu fluxo de caixa, gerir corretamente as contas a pagar e a receber para que a empresa possa tomar decisões assertivas e manter o equilíbrio econômico e financeiro.

A última frase — “Toda empresa precisa ter um bom acompanhamento do seu fluxo de caixa, gerir corretamente as contas a pagar e a receber para que a empresa possa tomar decisões assertivas e manter o equilíbrio econômico e financeiro.” — apresenta uma orientação correta e construtiva para a gestão financeira.

➡️ Situação: Positivo

Isso porque ela reforça a importância de práticas saudáveis de controle financeiro, diferentemente das frases negativas anteriores que sugeriam comportamentos prejudiciais (como não pagar fornecedores ou não estruturar o fluxo de caixa). Aqui, o foco está em disciplina e organização, o que contribui para a sustentabilidade da empresa.

2) Positivo, Positivo,Negativo

Quero que você analise cuidadosamente os exemplos das três primeiras frases e me dê qual é a situação da última entre positivo ou negativo.

Ter um fluxo de caixa bem estruturado e bem organizado é importante para se manter a saúde financeira da empresa e poder tomar decisões assertivas e estratégicas.

Positivo

Pagar fornecedores em dia é importante para que a empresa seja vista com boa reputação, credibilidade e confiança pelos seus fornecedores.

Positivo

Não é preciso monitorar as contas a receber, pois os clientes podem pagar fora do vencimento, pois isso não afetará fluxo de caixa da empresa.

Negativo.

Toda empresa não precisa ter um bom acompanhamento do seu fluxo de caixa, nem se importar em gerir corretamente as contas a pagar e a receber, pois isso não afetará a empresa tomar decisões assertivas e nem manter o equilíbrio econômico e financeiro.

A última frase — “Toda empresa não precisa ter um bom acompanhamento do seu fluxo de caixa, nem se importar em gerir corretamente as contas a pagar e a receber, pois isso não afetará a empresa tomar decisões assertivas e nem manter o equilíbrio econômico e financeiro.” — transmite uma ideia incorreta e prejudicial para a gestão financeira.

➡️ Situação: Negativo

Isso porque ela nega práticas fundamentais de administração financeira, como acompanhar o fluxo de caixa e gerir contas a pagar e a receber. Sem esses cuidados, a empresa corre risco de perder credibilidade, enfrentar problemas de liquidez e comprometer sua capacidade de tomar decisões estratégicas.