1
resposta

[Projeto] Comandos com Exemplos

[Projeto] Comandos com Exemplos
Atividade:

Nesta atividade, pratiquei a utilização de Few-Shot Prompting, uma técnica onde fornecemos um ou mais exemplos para orientar a IA. Isso ajuda o modelo a entender o padrão, o formato e o tipo de tarefa que estamos solicitando, resultando em respostas mais precisas e alinhadas com nossa expectativa.

Aqui estão os exemplos completados, seguindo a lógica e os padrões definidos nos prompts.

1. Problema de matemática:

Prompt:
Pergunta: João tem 10 bolas. Metade delas são azuis e metade são vermelhas. Quantas bolas vermelhas o João tem? Resposta: A resposta é 5. Pergunta: Um diretor de cinema já dirigiu 16 filmes. Metade dos filmes que ele dirigiu são de ação, e metade dos filmes de ação têm a participação do Nicolas Cage, e na metade deles o Nicolas Cage tem bigode. Quantos filmes de ação com a participação do Nicolas Cage com bigode ele dirigiu? Resposta:

Minha Resposta:
A resposta é 2.
(Raciocínio: 16 filmes -> 8 de ação (metade) -> 4 com Nicolas Cage (metade) -> 2 com bigode (metade))

1. Outro problema de matemática:

Prompt:
Pergunta: Roger tem 5 bolas de tênis. Ele compra mais 2 latas de bolas de tênis. Cada lata contém 3 bolas de tênis. Quantas bolas de tênis ele tem agora?Resposta: A resposta é 11.Pergunta: Havia 23 maçãs no refeitório. Se foram usadas 20 para fazer o almoço e foram compradas mais 6, quantas maçãs eles têm agora?Resposta:

Minha Resposta:
A resposta é 9.
(Raciocínio: 23 - 20 = 3, depois 3 + 6 = 9)

1. Análise de sentimentos:

Prompt:
"Esse filme foi terrível" - Negativo
"Esse filme é o meu filme favorito agora!" - Positivo
"Esse é o pior filme que eu já vi!-Negativo
"Esse filme foi bacana"-

Minha Resposta:
Positivo

1. Tradução:

Prompt:
Inglês: Hello, how are you? Francês: Bonjour, comment ça va?
Inglês: I am learning to speak French. Francês. J'apprends à parler français.
Ingles: The weather is very nice today.

Minha Resposta:
Francês: Il fait très beau aujourd'hui.

1 resposta

Oi, Guilherme. Tudo certo?

Você aplicou muito bem o conceito de few-shot prompting ao fornecer exemplos detalhados que orientam o modelo na tarefa de resolver os problemas. O seu raciocínio para os cálculos está correto e a sequência dos exemplos facilita o entendimento do padrão esperado.

Continue praticando dessa forma, incluindo exemplos variados que demonstrem diferentes situações para reforçar a eficácia do prompt.

Experimente também organizar os exemplos de maneira que fiquem visualmente separados no prompt, usando linhas ou espaçamentos, para que o modelo interprete cada exemplo como uma unidade distinta. Isso pode melhorar ainda mais a precisão da resposta.

Obrigado por compartilhar seu trabalho.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!