1
resposta

projeto com vários ambientes

Não peguei muito a lógica ainda, mas assim, hoje infelizmente minha equipe da empresa trabalha com ftp ainda. Temos três ambiente, "desenvolvimento" "homologação" e "clientes". O projeto é em PHP e cada ambiente aponta para um banco de dados e uma url (Ex.: www.blabla.com/desenvolvimento; www.blabla.com/homologacao...) todos os ambientes tem os mesmos codigos só muda o config.php onde estão as configurações do banco de dados,etc.. Como eu faria para colocar esse projeto no git? Tipo estava pensando em criar um repositório chamado "Projeto bla bla" e nesse repositório teria o public_html e dentro do public_html teria as pastas desenv / homol / cliente. Como eu iria disponibilizar somente a pasta desenv para meus programadores? Como eu iria atualizar as pastas (ex.: o desenv esta ok dai eu vou passar para a homologação como?). E como eu trataria os arquivos ÚNICOS de cada ambiente (config.php)

1 resposta

Gabriel, pelo que entendi, o código é o mesmo, o que muda é o config.php, certo? Essa é mais uma solução de variáveis de ambiente. O Laravel resolve isso dessa forma, por baixo dos panos ele usa um projeto chamado dotenv (se não me engano).

Então de acordo com o valor da variável de ambiente, ele configura o projeto de uma forma ou de outro. No geral, esse problema é resolvido dessa forma.

Esse não me parece um problema de git em si. Entende?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software