Durante um curso voltado a Lógica de programação, foi desenvolvido um programa em .html chamano "jogo adivinha.html", e durante alguns cursos eu percebi algumas coisas que podiam ser adicionadas ao programa para que ficasse mais completo. Porém só agora no meu terceiro curso completo de Lógica, eu realmente criei coragem de colocar em prática, e seria muito satisfatório poder compartilhar com vocês. É algo extremamente simples, mas para mim é um passo a mais na coragem de tentar fazer por conta.
Segue o programa: O programa consiste em te dar 3 chances de chutar um número pensado pela máquina. No curso, o professor Flávio faz com que a cada erro, apareça uma mensagem escrito "Você errou", porém isso aparece nas 3. E meu pensamento enquanto reproduzia o código foi "Seria bom se apenas na ultima mensagem, eu soubesse qual foi o número pensado pela máquina" E então depois de finalizado o curso, eu voltei nesse arquivo que tinha sido feito, e coloquei em prática minha ideia, com intuito de testar o conhecimento. O código usado foi
<script>
// Funções
function pulaLinha () {
document.write ("<br>");
}
function mostra (texto) {
document.write (texto);
pulaLinha ();
}
let numeroPensado = Math.round (Math.random() * 10) ;
let tentativas = 1
let erros = 1
while ( tentativas <= 3 ) {
let chute = parseInt (prompt( " Chute um número!!! "));
if ( chute == numeroPensado ) {
mostra ("PARABÉNS, VOCÊ ACERTOU!");
break;
} else {
if ( erros == 3 ) {
mostra (" Você errou!! O número pensado foi " + numeroPensado )
break;
}
mostra (" Você errou!! ");
erros++;
}
tentativas ++
}
</script>
Com enfase, após o else.
E o resultado dessa extensão no programa foi a seguinte: Estou bem feliz por ter tomado coragem de ir e fazer essa pequena alteração, particularmente não foi sobre oque fiz em sí, mas sim por abrir porta para eu fazer mais ainda por conta própria, e colocar em prática as coisas que aprendi.