1
resposta

[Projeto] Codigos

public class Aluno {
    String nome;
    int idade;

    public Aluno() {
    }

    void exibirInformacoes() {
        System.out.println("nome: " + this.nome);
        System.out.println("Idade: " + this.idade + " anos");
    }
}
//
// Source code recreated from a .class file by IntelliJ IDEA
// (powered by FernFlower decompiler)
//

public class Calculadora {
    public Calculadora() {
    }

    public int dobrarNumero(int numero) {
        return numero * 2;
    }
}

// // Source code recreated from a .class file by IntelliJ IDEA // (powered by FernFlower decompiler) //

public class Carro { String modelo; int ano; String cor;

public Carro() {
}

void exibirFichaTecnica() {
    System.out.println("modelo: " + this.modelo);
    System.out.println("ano: " + this.ano);
    System.out.println("cor: " + this.cor);
}

int calcularIdade() {
    int anoAtual = 2025;
    return anoAtual - this.ano;
}

}

//
// Source code recreated from a .class file by IntelliJ IDEA
// (powered by FernFlower decompiler)
//

public class Musica {
    String titulo;
    String artista;
    int anoDeLancamento;
    double somaDasAvaliacoes;
    int numDeAvaliacoes;

    public Musica() {
    }

    void exibirFichaTecnica() {
        System.out.println(this.titulo);
        System.out.println(this.artista);
        System.out.println(this.anoDeLancamento);
        System.out.println(this.somaDasAvaliacoes);
        System.out.println(this.numDeAvaliacoes);
    }

    void avalia(double nota) {
        this.somaDasAvaliacoes += nota;
        ++this.numDeAvaliacoes;
    }

    double pegaMedia() {
        return this.somaDasAvaliacoes / (double)this.numDeAvaliacoes;
    }
}
//
// Source code recreated from a .class file by IntelliJ IDEA
// (powered by FernFlower decompiler)
//

public class Pessoa {
    public Pessoa() {
    }

    void exibirMensagem() {
        System.out.println("Hello world.");
    }
}
//
// Source code recreated from a .class file by IntelliJ IDEA
// (powered by FernFlower decompiler)
//

public class Principal {
    public Principal() {
    }

    public static void main(String[] args) {
        Musica minhaMusica = new Musica();
        minhaMusica.titulo = "Californican";
        minhaMusica.artista = "lala";
        minhaMusica.anoDeLancamento = 1999;
        minhaMusica.exibirFichaTecnica();
        minhaMusica.avalia((double)4.0F);
        minhaMusica.avalia((double)8.0F);
        minhaMusica.avalia((double)12.0F);
        double mediaAvaliacoes = minhaMusica.pegaMedia();
        System.out.println(mediaAvaliacoes);
    }
}
//
// Source code recreated from a .class file by IntelliJ IDEA
// (powered by FernFlower decompiler)
//

public class Principal1 {
    public Principal1() {
    }

    public static void main(String[] args) {
        Carro meuCarro = new Carro();
        meuCarro.modelo = "Honda";
        meuCarro.ano = 2011;
        meuCarro.cor = "Vermelho-vinho";
        meuCarro.exibirFichaTecnica();
        int idade = meuCarro.calcularIdade();
        System.out.println("A idade calculada do carro é: " + meuCarro.calcularIdade());
    }
}
//
// Source code recreated from a .class file by IntelliJ IDEA
// (powered by FernFlower decompiler)
//

public class Principal2 {
    public Principal2() {
    }

    public static void main(String[] args) {
        Aluno eu = new Aluno();
        eu.nome = "João";
        eu.idade = 20;
        eu.exibirInformacoes();
    }
}
1 resposta

Oi, João! Como vai?

Agradeço por compartilhar seus códigos com a comunidade Alura.

Seu projeto está muito bem estruturado! Você demonstrou domínio dos conceitos iniciais da programação orientada a objetos em Java — com classes organizadas, métodos de exibição, lógica de cálculo e encapsulamento simples. Gostei especialmente do uso de objetos como Musica, Carro e Aluno para praticar a modelagem.

Continue evoluindo! Testar a criação de construtores personalizados, usar this para clareza e até implementar getters e setters pode deixar seu código ainda mais robusto.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Quando praticamos orientação a objetos com diferentes classes, como Carro, Musica e Aluno, criamos uma base sólida para entender a lógica de reutilização de código e modularização. Isso é essencial para aplicações maiores.

Quer reforçar esses conceitos? Confira este conteúdo da Alura: POO: o que é programação orientada a objetos?

Alura

Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!