1
resposta

[Projeto] Código do Gilberto_Solução

<meta charset="UTF-8">
<script>
    function pulaLinha() {

        document.write("<br>");
        document.write("<br>");
    }


    function mostra(frase ){

    document.write(frase);
    pulaLinha();

    }

    var titulo = "Bem-vindo ao meu programa!";

    mostra("<h1>" + titulo + "</h1>");

    mostra("Vocês não sabem o que tive que aprender para fazer isso!");

    mostra("Contudo, assistindo os vídeos e estudando ...");

    mostra("Eu vou mais longe!");

</script>
1 resposta

Olá, Barbara!

Vamos lá, a ideia de usar funções é justamente para evitar repetições desnecessárias no código e torná-lo mais organizado e fácil de manter. No código original do Gilberto, ele chamava a função pulaLinha() duas vezes para conseguir um espaçamento de duas linhas.

Porém, ele poderia ter modificado a função pulaLinha() para que ela já fizesse isso de uma vez, evitando a necessidade de chamá-la duas vezes. É exatamente isso que a alternativa A sugere, onde a função pulaLinha() foi modificada para:

function pulaLinha() {
    document.write("<br><br>");
}

Dessa forma, sempre que a função pulaLinha() for chamada, ela já vai inserir duas linhas de espaçamento, e não precisará ser chamada duas vezes.

No código que você compartilhou, você fez algo semelhante, mas ao invés de modificar a função pulaLinha(), você criou uma nova função chamada mostra(frase), que exibe a frase e já chama a função pulaLinha() duas vezes. Isso também evita a necessidade de chamar pulaLinha() duas vezes toda vez que você quer exibir uma frase com o espaçamento, o que é uma boa prática.

Portanto, tanto o código da alternativa A quanto o seu código estão aproveitando bem o uso de funções para evitar repetições desnecessárias.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software